A Jacobina, marca goiana assinada pelo designer Raphael Aquino, irá apresentar a sua nova coleção “Pedro” na 52° edição da Casa de Criadores, que começa hoje (12), no Centro Cultural São Paulo. O projeto, cujo nome surge em homenagem a um sobrinho do estilista, está com o desfile marcado para acontecer no próximo domingo (16). A coleção busca provocar uma reflexão em seu público, uma vez que o profissional optou por usar como referência suas experiências pessoais, além de referências contemporâneas.
A marca do designer se tornou a segunda do estado a participar de um dos principais eventos de moda do país. Usando sua história de vida como base, o designer utiliza o valor de algo raro e familiar em suas criações, trazendo uma relevância para a coleção. Aquino ainda pontua que existe uma estratégia por trás do conceito que entrega. “O caminho é a construção pautada por muita dedicação e pesquisa; a pesquisa do detalhe, da coerência, da melhor manufatura e, consequentemente, da melhor entrega”, explica Raphael.
Em seu novo projeto, Raphael entrega a tradução da imagem que possuímos do presépio. No entanto, optou por usar uma narrativa da sagrada família, tenha ela a configuração que for, catalisando sentimentos íntimos e recorrentes a todos. “As obras da produção recente do artista visual e professor goiano Emilliano Freitas, afetam a nova coleção Jacobina, uma vez que sua pesquisa transita pela poética das visualidades atravessadas pela carga familiar, por memórias e reminiscências de sua infância. As obras foram criadas através de uma collab do artista com a marca, onde foi usada as afetividades da coleção junto com a influência familiar do artista.”, aponta.
Segundo Aquino, “Pedro” foi criado a partir de uma epifania. “Nesse arcabouço de informações e, entre epifanias, criou ‘Pedro’, um conjunto de roupas que ousam, para além de vestir, fazem ecoar sussurros e impregnações de passado, de celebração, de poesia, de história e, por fim, de amor”, anuncia. Através dessas referências carregadas de significados, o estilista optou pela originalidade em sua marca. “Reconhecemos que a moda é uma importante plataforma expressiva, então buscamos ir além da roupa nas nossas coleções. Para nós, a moda é um poderoso emissor e por isso, temos como traço marcante discutir o que torna o humano, único e singular”, afirma.