A 22ª edição do Goiânia Mostra Curtas selecionou 67 filmes para as quatro mostras competitivas do festival: Curta Mostra Brasil (41), Curta Mostra Goiás (10), Curta Mostra Animação (12) e 21ª Mostrinha (6). A Curta Mostra Especial, com dez filmes, não é competitiva; e terá os filmes selecionados divulgados em breve. Ao todo, são 77 filmes que poderão ser assistidos gratuitamente, de 3 a 8 de outubro de 2023, no Teatro Goiânia.
O Festival encerrou as inscrições para filmes no último dia 3 de junho, com 943 obras enviadas. Dentre os filmes, o festival recebeu inscrições de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo 455 de ficção, 272 documentários, 146 curtas experimentais e 70 animações.
“O número significativo de obras audiovisuais enviadas nesta edição demonstra a força da produção audiovisual brasileira. É preciso manter os esforços e a dedicação para a realização desses festivais e formação de plateia”, observa Maria Abdalla, diretora geral da Goiânia Mostra Curtas. “Essa necessidade não se restringe apenas a Goiás, mas abrange todo o Brasil”, enfatiza.
De acordo com Abdalla, os desafios nesse período de retomada e reconstrução são muitos, os quais vão da readaptação da estrutura do festival para o formato presencial à escassez de políticas de Estado em prol da cultura. “Principalmente a falta de um edital específico para festivais de cinema, o que dificulta ainda mais o cenário”, pontua a diretora.
Categorias e Curadorias
Na Curta Mostra Brasil, que apresenta um panorama da produção nacional em curta-metragem, com curadoria de Rafael de Almeida, são 41 filmes. “Nosso gesto curatorial propõe a aproximação entre filmes que nos permitem pensar sobre as potências da imaginação. Por meio dela é possível expandir os limites da casa-território, transformando-a em um espaço infinito de possibilidades: um território de sonho e de luta, capaz de reinventar mundos. Diante disso, os quatros programas da Curta Mostra Brasil compõem um retrato diverso e plural da produção curta-metragista brasileira recente, que encurta as fronteiras entre o sonho e a realidade”, explica Rafael, que é diretor, pesquisador e professor de audiovisual.
Para dar visibilidade à produção local, que se encontra em franco desenvolvimento e ascensão, a Curta Mostra Goiás apresenta 10 filmes, tendo como curador Fabio Rodrigues Filho: “Dez filmes compõem este recorte vigoroso da produção contemporânea do estado. Múltiplas abordagens, soluções e questões nos são apresentadas em obras que vão do cinema de arquivo ao experimental, da ficção narrativa ao ensaio em primeira pessoa. Neste conjunto, cada obra inventa um modo surpreendente de construir e partilhar sua sensibilidade”, diz Fabio.
Já na 21ª Mostrinha, dedicada ao público infantil, serão 6 filmes. “Esta seleção da Mostrinha evidencia como as discussões acerca do Antropoceno e suas ameaças impactam a produção audiovisual para a infância. Os filmes abarcam distopias, relações de domínio assimétrico com a natureza e a força dos elementos naturais, como a terra e a água, em meio a um sopro de esperança”, afirma a curadora da Mostrinha, Gabriela Romeu.
Na Curta Mostra Animação, estão 12 produções selecionadas pelo curador Cesar Cabral. “A animação brasileira ganha novo fôlego nas produções de 2022 e 2023; algo mudou, está mais leve sem deixar de ser comprometida com os temas atuais. A diversidade de técnicas reforça nossa característica de experimentação e nossa pluralidade temática soa como um recomeço, mas também como uma reflexão”, comenta Cabral.
Já a Curta Mostra Especial não é competitiva e terá seu tema e filmes selecionados em breve. Ela conta com a curadoria de Lorenna Rocha, Historiadora, pesquisadora, crítica cultural e programadora, e de Luís Fernando Moura, curador, programador e pesquisador de cinema.
No site da mostra você confere a lista completa dos filmes selecionados.
Serviço: 22ª edição do Goiânia Mostra Curtas
Quando: 3 a 8 de outubro
Onde: Teatro Goiânia – Rua 23, 252 – St. Central, Goiânia – GO
Entrada: gratuita