Um novo ano letivo já está batendo à porta, e se você estuda ou pretende iniciar um novo curso neste ano, seja ele online ou presencial, e firmou compromisso consigo para se dedicar a ser mais produtivo nos estudos em 2023, aqui vão 5 dicas de expert para você tirar proveito. Afinal, passar tempo estudando nunca é tempo perdido.
Abaixo você confere as dicas de Raphael Felicio, palestrante TEDx e mentor de Web Design na Mentorama, escola online das profissões digitais mais procuradas pelo mercado atualmente e pioneira no país a oferecer aulas com mentores, e se inspire para tirar seu objetivo do papel e ainda praticar seu aprimoramento ou até mesmo iniciar uma nova profissão.
1. Crie uma rotina para os estudos
A gente sabe que a vida é corrida, mas reservar um tempo diário ou com o máximo de frequência possível faz com que as informações sejam memorizadas. E para tornar isso possível com facilidade, crie uma rotina de horários, local e formato.
2. Um passo de cada vez
Aprender algo novo pode ser angustiante e, em muitos momentos, até frustrante. Por isso, é necessário celebrar as pequenas conquistas: valorize o processo, curta o momento e aprecie os pequenos conhecimentos adquiridos, mesmo que o seu foco seja na grande conquista que chegará no médio ou longo prazo. Ninguém sobe um andar inteiro sem passar pelos primeiros degraus, certo?
3. Som na caixa
Estudos já comprovaram que a vibração sonora e as ondas impactam positivamente os sentidos, inclusive na absorção de informações. Estudar enquanto se escuta música faz com que os dois lados do cérebro estejam em funcionamento, potencializando o aprendizado. Ouça aquilo que gosta para associar o estudo a algo positivo e prazeroso. Só evite escutar música alta a ponto de se distrair.
4. Mentoria e conexões
Uma coisa importante no processo é a troca. Seja com mentores que já viveram as trajetórias que você deseja trilhar, seja conversando com outras pessoas que estejam aprendendo o mesmo que você. Compartilhar conhecimento é uma das melhores formas de crescer, evoluir e aprender. Quebrar a barreira da vergonha de não saber algo é uma premissa para continuar crescendo e evoluindo profissionalmente.
5. Coloque em prática
Deixa a síndrome do impostor de lado, assim como seus receios e medos, e inicie no mercado praticando e prospectando clientes, mesmo que, neste início, eles sejam menores. Inclusive, é bem possível que amigos ou familiares precisem de uma “ajudinha” com as suas habilidades em evolução, e está aí uma ótima oportunidade de praticar enquanto ajuda outra pessoa próxima. Para quem não prefere fazer isso, outra dica é tentar apoiar alguma causa social, como ações voltadas para animais, como adoção, ou para comunidades carentes. Suas habilidades podem fazer muita diferença para o bem das pessoas.