Fernando de Noronha é destino ideal para curtir as festas de fim de ano; saiba mais

Além do cenário com belas praias e paisagens, gastronomia na ilha ganha com o frescor dos peixes
Fernando De Noronha
Fernando de Noronha (Foto: Charles)

Ainda não sabe para qual destino viajar e aproveitar as festas de fim de ano? Fernando de Noronha pode ser o destino certo! Formada por 21 ilhas, rochedos e ilhotas, com aproximadamente 26 km² de extensão, os encantos das praias de água cristalina, com uma fauna marinha cheia de vida, uma população sem igual de tartarugas, golfinhos, tubarões, corais e outras espécies estarão presentes nos momentos em família.

As festas de Natal e Ano Novo na ilha estão incluídas no calendário de alta temporada, com temperaturas médias de 28 °C, e dezembro é o mês que praticamente não chove em Noronha.

Além das paisagens naturais, Noronha abriga uma gastronomia fresca. As ceias de Natal na ilha são trabalhadas com o frescor de peixes, que podem ser pescados no local, com legumes e verduras orgânicos cultivados no arquipélago, de forma artesanal, assim como a pesca, pois a modalidade de arrasto é proibida.

Entre os pratos do final de ano estão receitas como damasco recheado, saladas, carnes, frutos-do-mar e massas, entre eles pernil, bacalhau e penne com lagosta. O ceviche, risoto de peru, filé suíno e camarão na moranga, além de sobremesas com doces e pudim de amêndoas, também estão incluídos nos restaurantes e nas pousadas de Noronha, acompanhados, com certeza, com algumas taças de espumante.

Diversas praias para toda família

A Baía do Sueste é um desses picos para a criançada. As ilhas nessa região são divididas entre Sueste, voltado para a África, com ventos mais fortes, e o Mar de Dentro, lado voltado para o Brasil e protegido do vento. Apesar disso, em Sueste as ondas não são fortes por ser uma baía, e é fácil de chegar, através do ônibus urbano. A praia é marcada por ser um local de alimentação das tartarugas, assim fica fácil de encontrar os animais. Ainda há um mangue no outro lado para completar o visual da região.

A Praia do Leão também é uma boa pedida e fica também no Mar de Fora. Nesse ponto as tartarugas costumam desovar e por conta disso, não é permitido ficar na praia após as 18h, já que é de noite que elas costumam colocar os ovos. O acesso é feito pelo Sueste, em uma pequena trilha. A praia oferece águas quentes, com piscinas naturais formadas na beira.

A visita ao Projeto Tamar é principalmente para as crianças. O instituto trabalha para o estudo e preservação de tartarugas em todo o Brasil, e possui um centro em Fernando de Noronha por conta da intensa atividade dos répteis – menos cobras pelo terreno vulcânico – das ilhas. Com palestras e atividades diversas, é excelente opção para levar as crianças para conhecer melhor como vivem as tartarugas e também aprender bastante sobre o tema. Ainda disponibilizam excursões para observar a captura e marcação das tartaruguinhas, ou até mesmo pernoitar para ver a desova na Praia do Leão. Na loja é possível comprar lembranças para levar para casa.

Como chegar em Noronha?

Fernando de Noronha teve uma pequena inadequação da pista do aeroporto, mas nunca ficou um dia sequer fechado. Hoje, recebe oito voos diários por intermédio da empresa aérea Azul que sozinha realiza as viagens para a ilha com as aeronaves ATR-600, permitindo a entrada de 560 pessoas diariamente no arquipélago, mantendo a quantidade de turistas de quando a ilha recebia voos maiores de várias companhias aéreas.

Onde se hospedar?

Hoje, a Associação de Pousadas de Fernando de Noronha conta com 33 pousadas associadas, que disponibilizam sistema de reservas e detalhes do empreendimento no site APFN

Deixe um comentário