Marcello Quintanilha, ganhador do prêmio Jabuti 2022, lança livro em Goiânia

O quadrinista participa presencialmente da Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico em dois eventos, nos dias 6 e 7 de dezembro
Marcello Quintanilha
Marcello Quintanilha (Foto: Divulgação)

Marcello Quintanilha, ganhador do prêmio Jabuti 2022 na categoria “História em Quadrinhos”, estará em Goiânia nos dias 6 e 7 de dezembro. Conhecido também como “Marcello Gaú”, o quadrinista venceu a premiação com o livro “Escuta, Formosa Márcia”, da editora Veneta. O anúncio foi feito no último dia 24 de novembro.

Na capital goiana, Quintanilha participa presencialmente da Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico em dois eventos. No dia 6 de dezembro, às 18 horas, realiza bate-papo e sessão de autógrafos na Livraria Palavrear, lançando seu novo livro “Alimenta Estes Olhos”. Na noite seguinte, no dia 7, é a vez de participar da abertura oficial da 14ª Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, no Cine Cultura, às 19 horas. A arte oficial da edição 2022 da mostra foi criada por ele.

“Ano após ano, buscamos os artistas mais singulares para criarem a identidade visual da Crash. Nesta 14ª edição, não poderíamos estar mais honrados: ninguém menos que o inigualável Marcello Quintanilha assina a arte do festival!”, diz Márcio Júnior, que ao lado de Márcia Deretti, ambos da MMarte Produções, organiza a Crash.

Além do Jabuti, “Escuta, Formosa Márcia” também ganhou o principal prêmio do Festival de Angoulême, o Fauve D’Or, o Prêmio Grampo de Ouro 2022, o troféu de melhor quadrinista no CCXP Awards 2022 e dois troféus Hqmix – Roteirista Nacional e Relevância Internacional. Também levou o Hqmix de Exposição, por “Marcello Quintanilha – Chão de Estrelas”, realizado no Festival de Amadora, em Portugal.

Alimenta Estes Olhos

Marcello Quintanilha
Página degustação “Alimenta estes olhos” (Foto: Divulgação)

O mais novo lançamento assinado pelo autor cobre mais de 20 anos da carreira de um dos mais celebrados quadrinistas do país, reunindo, além de diversas histórias inéditas, dois de seus maiores clássicos: “Sábado dos Meus Amores”, lançado em 2009, que entrou para lista da Folha de São Paulo dos 200 livros para entender o Brasil; e “Almas Públicas”, de 2011.

Quintanilha mergulha de cabeça no cotidiano da classe trabalhadora, em 20 histórias que viajam das favelas cariocas até o litoral baiano, transitando entre o atual e o nostálgico, entre a poesia e a loucura, entre o trágico e o cômico. Uma coletânea indispensável, dividida em três partes, com as histórias que fizeram Aldir Blanc definir Quintanilha como “o Rossellini tupiniquim”, incluindo seu primeiro livro, “Fealdade de Fabiano Gorila”, lançado em 1999.

Serviço: Marcello Quintanilha na Crash

Data: 6 e 7 de dezembro
Horário: às 18 horas e às 19h
Local: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – Setor Central, Goiânia

Deixe um comentário