O escultor mineiro Almicar de Castro é responsável por inspirar o design da luminária Arco, assinada pelo arquiteto Leo Romano para a Bertolucci. O criativo, um dos principais artistas plásticos brasileiros do século XX, promoveu inflexões radicais e inovadoras no campo da escultura e da geometria, tornando-se referência para essa forma de expressão artística tanto no país, quanto em outros lugares do mundo.
Seu trabalho, ao invés de adicionar ou subtrair matéria, apresenta parte de um plano – que pode ser feito em variados formatos – cortado e dobrado para dar forma a um objeto tridimensional que dialoga com o espaço em seu entorno.
Tal qual na obra do grande Almicar, Leo Romano pautou a transição do desenho para a tridimensionalidade no design de sua Arco. A peça, uma simbólica homenagem ao escultor, traz em sua estrutura dois discos de latão, sendo um reto e outro curvo, que delicadamente se encaixem e se transformam.
A luminária possui uma base torneada de madeira ebanizada e destaca a lâmpada ao colocá-la no papel central da configuração do todo. Como se não bastasse, ela foi criada para que ornasse elegantemente na composição de uma mesa e possui efeito de latão escovado graças ao lixamento feito manualmente pelos artesãos da marca que é referência em design 100% nacional e handmade.