A abertura oficial da 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás aconteceu nesta segunda-feira (08). Realizado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), o festival prossegue com programação até o dia 14 de agosto, no Parque de Exposições Agropecuário de Goiânia, no setor Nova Vila.
“A agropecuária goiana evoluiu em patamares que, dificilmente, outros estados terão condições de acompanhar”, declarou Ronaldo Caiado, que participou da abertura. Dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) colocam Goiás na segunda posição em abate de bovinos no país e na terceira posição nacional em exportação de carne bovina. Quanto à produção de grãos, a estimativa para a colheita da safra é de 28 milhões de toneladas, com crescimento de 14% na comparação com 2021.
Além de Caiado, estiveram presentes na abertura oficial da 75ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás os deputados federais Delegado Waldir e Zé Mário; o deputado estadual Amauri Ribeiro; o ex-deputado federal Daniel Vilela; os secretários de Estado Tiago Mendonça (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), coronel Renato Brum (Segurança Pública) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); os presidentes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo, e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado, entre outras autoridades.
Segundo o presidente da SGPA, Eurico Velasco, a programação deste ano tem foco no público do agronegócio e, por isso, não serão realizados shows de arena. “Vamos mostrar para a Capital, Estado e Brasil as potencialidades que nós temos. A nossa estrela é o produtor rural”, explicou. Durante dez dias haverá exposição de mais de 500 animais de raças bovinas e equinas; provas equestres; palestras e cursos; além de programação para o público infantil.
Estande do Agro
Dentro dessa perspectiva, o Governo de Goiás montou o Estande do Agro, com demonstrações sobre sistema de aquaponia (que alia produção de peixes e hortaliças na mesma estrutura); plantão voltado para assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária; orientação sobre bioinsumos, Selo Arte, crédito rural, Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Rural), além da oferta de serviços agropecuários, como emissão de documentos.
“Esse trabalho será feito em parceria com a SGPA e estaremos atendendo a demanda das pessoas que precisam ser qualificadas”, afirmou o governador. No dia 11 de agosto serão realizadas rodadas de reuniões com representantes do setor produtivo, a primeira com a cadeia produtiva leiteira no Estado e, em seguida, haverá uma edição da Câmara Temática “O Agro é de Todos”, que reúne mais de 50 instituições para a discussão dos desafios do agronegócio.