Quasar Cia de Dança apresenta espetáculo “Estou Sem Silêncio” no Teatro Goiânia

Quasar Cia de Dança volta à cena goiana, promovendo ações que remetem a debates sociais contemporâneos, relembram parte da história de 34 anos do grupo e analisam as perspectivas para o futuro pós-pandêmico
Estou Sem Silêncio – Foto: Layza Vasconcelos

Entre os dias 27 de maio e 23 de junho, a Quasar Cia. de Dança convida o público para uma agenda de atrações que retomam momentos importantes do grupo goiano. A primeira das atividades, já ocorrida, mas ainda disponível, foi a transmissão pelo canal do YouTube da Companhia, no dia 19/05 (quinta-feira), às 20h, do documentário Avá – Canoeiro – A teia do povo invisível. Um trabalho audiovisual dirigido por Mara Moreira, finalizado entre os anos de 2005 e 2006, que tem a participação do elenco da Quasar. O documentário foi produzido com o intuito de retratar a dizimação de uma nação indígena, que já foi soberana de vasto território no Centro-Oeste brasileiro. Um tema que segue preocupante no contexto nacional atual, discutido por uma obra que demonstra como a arte é capaz de fomentar debates a respeito de temas sensíveis a toda uma sociedade.

A programação de exibições da Quasar tem sequência ainda em maio, no dia 27 (sexta-feira), desta vez de modo presencial, com a apresentação do espetáculo Estou Sem Silêncio, às 20h, no Teatro Goiânia. Os ingressos deste espetáculo podem ser adquiridos pelo site www.sympla.com.br, pelos valores de R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira). A doação de 1 quilo de alimento não perecível dá direito à meia-entrada. Os alimentos arrecadados serão doados para o projeto “Adote a Arte”, criado pelo músico Xexéu quando houve o acirramento da pandemia de Covid-19 e muitos artistas, técnicos e produtores perderam seus trabalhos.

Já em junho, outras duas transmissões, nos dias 14 e 23, completam esse ciclo de atrações. No dia 14 de junho (terça-feira), pelo canal do YouTube, a Companhia transmite o espetáculo Tão Próximo, um trabalho cuja estreia aconteceu em 2010 e que trata sobre as possibilidades do encontro com o outro. Uma criação de Henrique Rodovalho que extrapola o universo das individualidades e adverte sobre as nuances das conexões físicas e emocionais, entre corpos e almas, e que, para um momento de retomada das relações sociais, após largo período de isolamento, é uma reflexão necessária e robusta.

Para completar, no dia 23/06 acontece um um bate-papo com os integrantes atuais da Quasar e sua equipe gestora, através de uma live pelo Zoom. Este debate virtual terá como tema o trabalho artístico durante a pandemia. As consequências, perdas, ganhos e adaptações ocorridas ao longo de mais de dois anos e que devem reverberar por longo prazo ainda.

Este projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc e é uma realização do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, por meio do Governo de Goiás, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás.

Serviço:
Quasar Cia de Dança em cartaz
Data: 27
/05 à 23/06
Horário:
20h
Local:
Canal do Youtube e Plataforma Zoom
Mais informações:
Redes sociais @quasarciadedanca

Deixe um comentário