Um dos lançamentos mais aguardados do mercado brasileiro finalmente teve seu nome revelado nesta quarta-feira, 6 de abril. A GWM confirmou que o utilitário esportivo Haval H6 será um dos modelos que serão comercializados pela empresa no Brasil.
Grande sucesso de vendas globais, o Haval H6 está disponível em mais de 60 países e é líder dos utilitários esportivos médios no mercado chinês, o maior do mundo.
Apresentado pela primeira vez em 2011, o Haval H6 está hoje na sua terceira geração, que tem conquistado o público por seu nível de tecnologia, design e espaço interno.
Com 4.653 mm de comprimento, 1.886 mm de largura e 2.738 mm de distância entre os eixos, o modelo concorre nos mercados globais com rivais como VW Tiguan e Toyota RAV4.
Engenharia avançada e projeto inédito
O Haval H6 PHEV (híbrido plug-in) que será vendido no Brasil é um projeto tão recente que ainda não é comercializado em nenhum outro lugar. É por isso que o protótipo que chegou ao Brasil para testes vai iniciar sua rodagem pelo país inteiramente camuflado.
A motorização que está sendo desenvolvida para o Haval H6 no Brasil também é inédita em outros mercados internacionais. Ele será o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de até 200 quilômetros.
A tecnologia da plataforma híbrida LMN da GWM permite combinar a sustentabilidade da emissão zero de longo alcance com o alto desempenho de um autêntico esportivo, graças a configurações que podem chegar a 430 cv de potência e 762 Nm de torque. Na prática, esses números se traduzem em aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.
“O lançamento do Haval H6 será um marco da eletrificação no mercado brasileiro”, destaca Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer (CCO) da GWM Brasil.
O SUV será oferecido no país com duas opções de motorização: híbrida plug-in e híbrida convencional. Ele faz parte do pacote de 10 lançamentos que a GWM terá no mercado brasileiro dentro dos próximos três anos.
O H6 é um modelo que pertence à linha Haval, uma das três famílias de produtos que serão comercializadas pela GWM no país, todas com motorização híbrida e carros conectados. Além da Haval, especializada em SUVs on-road inteligentes, a GWM terá a Tank, que contará com SUVs off-road de luxo, e a Poer, focada em picapes inteligentes.
Início dos testes de rodagem no território nacional
Importada da China, a primeira unidade do Haval H6 desembarcou na semana passada na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) para iniciar sua longa programação de testes, dando continuidade a um projeto de desenvolvimento que leva em consideração todas as exigências da realidade dos consumidores brasileiros.
O veículo é o primeiro de uma série de protótipos que serão usados pela engenharia da GWM a partir das próximas semanas em testes de rodagem no território brasileiro. Eles vão orientar a nacionalização do projeto global do H6 especificamente para as necessidades do mercado local.
Para estar apto a ser vendido no país, o H6 vai sofrer diversas modificações. Entre elas, destacam-se as alterações na motorização, para obter a maior eficiência com o combustível local, e na suspensão, para suportar as condições das ruas e estradas nacionais, além de ajustes no funcionamento dos equipamentos de conectividade e conforto, para se adequar aos hábitos e às preferências dos motoristas brasileiros.
Todos os dados gerados pelos protótipos nos testes de rodagem e nas avaliações em laboratório serão usados pela engenharia da GWM para produzir na China os primeiros lotes de Haval H6 destinados ao mercado brasileiro.