A Triumph apresenta hoje, globalmente, a sua nova linha Tiger 1200. Resultado de um dos projetos mais ambiciosos da história da Triumph, o novo modelo representa uma profunda transformação em desempenho e capacidade, tendo como objetivo proporcionar ao seu piloto tudo o que ele procura em uma motocicleta Adventure. No Brasil, a linha será lançada em 2022 em três modelos: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Pro e Tiger 1200 Rally Explorer.
Significativamente mais leve e muito mais potente, com manuseio e especificações líderes da categoria, além de toda a vantagem de desempenho do novo motor triplo T-Plane, a inédita Tiger 1200 foi projetada para ser a motocicleta adventure de grande capacidade mais potente, ágil e manobrável do mundo.
Apresentando uma transformação na capacidade e no desempenho no asfalto e a experiência off-road mais dinâmica e empolgante, a nova geração traz o melhor de todos os mundos, incluindo pela primeira vez duas novas opções de tanque de combustível com capacidade de 20 litros e também de 30 litros, nas versões Explorer.
Com base nos pontos fortes da geração anterior, incluindo sua configuração prática de acionamento de eixo e seu grande conforto em longas distâncias, além da plataforma de motor triplo tão bem adaptada ao turismo, a nova linha da Tiger apresenta uma nova geração do motor de três cilindros T-Plane, chassi leve e tecnologia avançada – tudo com foco em criar a motocicleta adventure de grande capacidade mais ágil do mundo.
Inédita família Tiger 1200
Com nomes inéditos para refletir seus novos recursos, cada modelo Tiger 1200 está agora mais personalizado e focado para adequar-se às aventuras desejadas por diferentes pilotos. A nova GT, voltada para as estradas, por exemplo, vem com rodas fundidas de 19 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da inédita suspensão semiativa Showa, ajustada para proporcionar a pilotagem adventure definitiva na estrada.
A nova Tiger 1200 Rally Pro traz, pela primeira vez, uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara com 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, além da suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, ajustada para proporcionar a pilotagem definitiva em todos os terrenos – seja nas estradas ou no off-road.
Novo motor Triplo T-Plane
Projetada para proporcionar todas as vantagens que tornaram a Triumph Tiger 900 tão bem-sucedida na categoria das Adventures médias, a nova Tiger 1200 vem equipada com o novíssimo motor de três cilindros T-Plane. É um propulsor que oferece o melhor dos mundos. Tem a capacidade de redução de marchas de um motor de dois cilindros, tornando o modelo ótimo para o uso off-road, combinada com os benefícios de desempenho de um motor triplo na potência máxima, o que torna a Tiger 1200 ainda melhor nas estradas, onde os pilotos passam a maior parte do tempo.
É um motor que foi aprimorado para proporcionar mais personalidade e capacidade de controle em baixas rotações. Com 1.160 cc, este motor conta com um grande aumento no desempenho, agora com 150 cv de potência (a 9.000 rpm). São 9 cavalos acima da geração anterior, fazendo com que a nova Tiger 1200 seja a motocicleta com acionamento por eixo cardan mais potente da categoria. O torque também está significativamente superior à geração anterior, com 130 Nm de torque (a 7.000 rpm) – 8 Nm acima do motor anterior.
Nova referência em manuseio
A nova Tiger 1200 foi projetada para estabelecer uma nova referência para o manuseio adventure em estradas e no uso off-road, graças a uma grande redução no seu peso, um chassi leve inédito, especificações de equipamentos líderes da categoria e uma inédita ergonomia para o piloto.
Seguindo um extenso programa de otimização de massa em toda a moto, abrangendo todos os componentes, a nova geração é agora mais de 25 kg mais leve do que a Tiger anterior e até 17 kg mais leve do que o concorrente mais próximo na categoria de modelos com acionamento por eixo cardan, com base em especificações comparáveis das motocicletas.
As principais opções de acessórios incluem:
- Dois sistemas completos para a bagagem, com novos bagageiros moldados Trekker e top box de 52 litros para dois capacetes, com encosto para o passageiro, e novos bagageiros Expedition de 42 litros, de alumínio, com abertura superior e encosto, disponíveis em alumínio escovado ou acabamento preto fosco. Tudo desenvolvido pela Triumph em parceria com a Givi.
- Linha de segurança abrangente, com barras de motor, barras de proteção do tanque e protetor de alumínio do cárter.
- Assentos do piloto e do passageiro aquecidos, além de assento baixo aquecido.
- Defletor aerodinâmico de tela ajustável.
- Faróis de neblina em LED.
- Luzes indicadoras em LED.
- Cavalete central.
- Inéditos fones de ouvido Bluetooth Sena Triumph, uma nova parceria que funciona com o Sistema de Conectividade My Triumph integrado e vem com sistema de som atualizado da Sena.