O médico oftalmologista e fotógrafo goiano Fernando Pacheco, reconhecido internacionalmente por suas imagens capturadas de paisagens, exibe a Exposição Visyonários, um passeio por lugares icônicos do Japão e dos Estados Unidos, no estande do Maestro Residenza, no Setor Oeste, em Goiânia, até o dia 15 junho. A exposição já integrou a Art Basel Miami Beach, uma das maiores feiras de arte contemporânea do mundo, realizada na galeria Penthouse Riverside Wharf.
A Visyonários está aberta ao público, com entrada franca, atendendo aos critérios de distanciamento social e prevenção ao coronavírus. É um convite à contemplação do artista, que apresenta imagens exclusivas em técnica apropriada para capturar a complexidade da paisagem urbana e de obras arquitetônicas.
Apesar de ter uma tradição de fotógrafos conhecidos na família [Fernando é sobrinho da fotógrafa Margareth Steger e primo do fotógrafo Murilo Bastos], ele diz que é autodidata no aprendizado da fotografia e que aproveita as viagens realizadas para ir aos congressos de oftalmologia, profissão que concilia com a fotografia, para fazer suas fotos.
Do Japão, por exemplo, ele apresenta uma imagem do Monte Fuji. Para fazê-la, foram seis dias esperando as nuvens saírem da paisagem. “Eu estava quase terminando minha temporada no Japão e já tinha saído da região e estava longe, mas quando o céu abriu eu retornei ao local para fazer a foto,” afirmou.Nessa temporada no Japão, Fernando também fotografou a Cachoeira do Parque dos Ursos, depois de vencer a dificuldade de encontrar um guia que aceitasse levá-lo ao local. “Ofereci o dobro da diária comum de um guia no Japão e, mesmo assim, foram seis dias procurando o guia que aceitasse me levar. Ele também selecionou para a exposição outras duas paisagens nipônicas, uma fotografia do Fujiminari, um caminho sagrado em Quioto, e a fotografia de uma clássica estrada japonesa ornada de bambu. Dos Estados Unidos, Fernando trouxe seu olhar de lugares icônicos, como a Ponte de São Francisco e as montanhas do Parque Nacional de Yosemite.
Além da sensibilidade de escolha do melhor enquadramento, melhores ajustes da câmera para realizar as fotografias, Pacheco buscou as melhores tecnologias e materiais de revelação das imagens para garantir a qualidade das obras. “Utilizamos um papel especial composto por cristais que é utilizado por pouquíssimos fotógrafos no mundo, o qual foi muito difícil descobrir e mais difícil ainda mandar fazer. Ele permite captar e emitir mais luz do que papéis tradicionais”, afirmou Fernando Pacheco, que fala com orgulho de suas obras em Fine Art.
Serviço
O quê? Exposição Visyonários – Fotografias de viagem feitas por Fernando Pacheco
Quando? A exposição está aberta todos os dias, inclusive aos domingos, das 8 às 19 horas, até 15 de junho
Onde? Estande do Maestro Residenza, localizado na Rua 22, esquina com a Rua 13, Setor Oeste, Goiânia-GO.