Em entrevista coletiva concedida no final da tarde desta terça-feira (13), os secretários de Governo, Arthur Bernardes, e da Saúde, Durval Pedroso, apresentaram os detalhes do novo decreto publicado na noite de hoje no Diário Oficial do Município. O documento, que passa a valer a partir desta quarta-feira (14), prevê a abertura das atividades não essenciais durante os dias úteis com restrições de segurança em estabelecimentos com potencial para gerar aglomeração.
Aos fins de semana, conforme estabelece o decreto, serão mantidas as atividades essenciais e religiosas com limitação de 30% da capacidade e com intervalo de 3 horas. Conforme o secretário Arthur Bernardes, tudo foi definido após diversas reuniões com o governador Ronaldo Caiado e também com representantes do setor produtivo da capital.
“Nosso inimigo é o coronavírus e, por isso, o objetivo do prefeito Rogério Cruz é fazer o melhor por Goiânia e mais uma vez por meio do diálogo”, afirmou o secretário Arthur Bernardes, ao acrescentar que a intenção da gestão municipal é assegurar a saúde da população. Segundo ele, os horários do decreto anterior estão sendo mantidos, com as restrições aos fins de semana.
Já o secretário Durval Pedroso lembrou que a taxa de contaminação está em 0,8, o que possibilita a manutenção parcial das atividades, desde que sejam observados os protocolos de prevenção. “Continuamos chamando a atenção para que os protocolos sejam rígidos, de modo que os bons não paguem pelos maus”, enfatizou o secretário, pontuando que a proposta tem validade de 14 dias e será reavaliada ao término desse período.
Confira os horários nos próximos 14 dias:
Comércio
O comércio vai funcionar das 9h às 17h. Os estabelecimentos do setor de serviços vão abrir entre 12h e 20h.
Shoppings e galerias
Os shoppings centers, galerias e centros comerciais terão abertura permitida entre 10h e 22h.
Bares e restaurantes
O horário de funcionamento de bares e restaurantes será das 11h às 23h, com limitação de 50% da capacidade e a proibição de qualquer atividade sonora.
Distribuidoras de bebidas
As distribuidoras de bebidas podem funcionar das 6h às 22h.
Salões e barbearias
O horário de funcionamento dos salões de beleza e barbearias será das 12h às 21h.
Academias
Com capacidade permitida de 30%, as academias vão funcionar das 6h às 22h.
Esporte coletivo
Estabelecimentos destinados à prática de esportes coletivos vão funcionar com a participação de no máximo quatro pessoas.
Feiras
As feiras livres e especiais que ocorrem em dias úteis podem ser realizadas, mas é vedado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação e consumo no local, além do distanciamento de dois metros entre as barracas.
Escolas
As escolas privadas vão manter as aulas presenciais nas etapas infantil, fundamental e médio. Os estabelecimentos devem garantir distância mínima de 1,5m entre alunos, professores e demais funcionários.
Construção Civil
A construção civil deve garantir o transporte dos funcionários e também pode trabalhar de segunda a sexta-feira.
Mercado Popular
No Centro Cultural Mercado Popular da 74 ficam proibidas apresentações ao público. Os estabelecimentos do centro comercial podem funcionar das 9h às 17h e os bares e restaurantes ficam autorizados das 11h às 23h.