Celebração realizada no estado de Goiás desde 1751, as cavalhadas serão debatidas por detentores e instituições públicas, no dia 08 de outubro, durante a reunião virtual Cavalhadas do Estado de Goiás – Patrimônio Imaterial. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultural de Goiás e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento virtual é a primeira reunião para discutir o pedido de registro das Cavalhadas do Estado de Goiás a Patrimônio Cultural do Brasil.
A reunião virtual é voltada para detentores e gestores culturais que, todos os anos, se empenham na realização desses eventos, que já é uma tradição bicentenária. Serão envolvidos 13 municípios goianos em que a manifestação ocorre: Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse, Jaraguá, Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Luziânia e Cidade de Goiás. Nesses municípios, as cavalhadas mobilizam milhares de pessoas em torno da cultura, da religiosidade e do turismo de Goiás.
O registro de bens culturais pelo Iphan contribui para o reconhecimento e a valorização do papel da manifestação na formação da cultura brasileira. Dentre as temáticas que serão discutidas no encontro, estão Patrimônio Cultural, identidade cultural e o instituto do registro de bens culturais de natureza imaterial. A ideia é que os próximos encontros, que também serão realizados virtualmente em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), sejam feitos com a participação de dois em dois municípios, a fim de obter informações específicas de cada uma das cavalhadas.
“Para o prosseguimento da análise do processo de registro das Cavalhadas a Patrimônio Cultural do Brasil, são necessárias a anuência e o envolvimento de todos os detentores e produtores da manifestação. É importante que eles conheçam o porquê de preservar e valorizar toda essa história, a cultura do Estado de Goiás e de sua população”, destacou o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral.
Registro
Em agosto de 2019, prefeitos goianos e o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, entregaram ao Iphan o pedido do Registro das Cavalhadas a Patrimônio Cultural do Brasil. A documentação recebida foi avaliada por uma equipe técnica do Iphan, que analisa se cumpre todos os requisitos necessários. Em seguida, o processo foi encaminhado para a análise da Câmara do Patrimônio Imaterial, que delibera pela pertinência ou não da solicitação, conforme os critérios do Decreto-lei nº 3551/2000.
A solicitação sendo considerada pertinente, o processo é instruído com documentação e informações sobre o bem cultural, por meio de extensa pesquisa. Posteriormente, o dossiê é elaborado e apreciado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que delibera se o bem pode ser reconhecido nos termos da política federal. É nessa instância que o bem recebe o título de Patrimônio Cultural do Brasil. O processo detalhado para obtenção de registro se encontra na Resolução 01/2006 do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
Serviço:
Reunião virtual Cavalhadas do Estado de Goiás – Patrimônio Imaterial
Data: 08 de outubro de 2020, às 17h
Link de acesso para a reunião virtual: https://meet.google.com/ksw-epfn-bfh