CASA - 11/01/2019

Arquitetas unem delicadeza e sensibilidade em projeto de apartamento

Cores neutras e atmosfera mais intimista dão o tom para lar projetado por Ana Paula Munhoz e Gabriella Saback



Lucas Pereira

Madeira, tons neutros, materiais aconchegantes e linhas que misturam estilos clássico e contemporâneo compõem ambientação da sala (Foto: Estúdio Onzeonze)

A missão recebida pela dupla de arquitetas Ana Paula Munhoz e Gabriella Saback foi a de estruturar um lar para um casal jovem com duas filhas pequenas. Tarefa simples? Não necessariamente. Mas no caso das profissionais, que trabalham juntas há quatorze anos em sintonia fina, um elemento faz toda a diferença: sua disposição em entender as famílias para as quais vão desenvolver um projeto. “A nossa intenção é sempre deixar o projeto a cara do cliente”, concordam. E assim, elas criaram um apartamento cuja essência é traduzida em delicadeza.

No espaço da sala, a madeira prevalece nos painéis amadeirados que revestem boa parte do layout, assim como no mobiliário. Um ponto interessante do projeto é a porta pivotante, também em madeira, que se integra ao painel. “Nós ainda criamos um recorte nesse painel para colocar um quadro, o que deu um toque especial para o visual do ambiente”, complementam. O mobiliário, de uma forma geral, prioriza tons neutros, materiais aconchegantes, como o linho, além de linhas que misturam o clássico e o contemporâneo com suavidade.

Integração entre ambientes e equilíbrio visual (Foto: Estúdio Onzeonze)

Eles gostariam de uma sala sem TV, por exemplo, para priorizar a convivência na hora de receber em casa. Desse modo, as arquitetas decidiram inserir dois sofás e duas poltronas de cada lado do espaço, assim como apostaram em revestimentos que remetem ao intimismo, como a madeira. “Às vezes a pessoa sabe o que quer, mas não sabe como fazer, como inserir aquilo em casa”, explicam. A parede de fundo da sala ainda tem um cimentício com efeito geométrico que faz referência a uma pedra.

Aproveitando a integração entre a sala e a varanda gourmet, a dupla resolveu criar dois pilares revestidos com espelhos ligando os ambientes, o que trouxe mais charme para ambos e, de certa forma, delimita os espaços. “Integramos e ao mesmo separamos. E o espelho trouxe mais leveza”, garantem. O balcão e a mesa da varanda foram desenhados pelas profissionais, inclusive com uma pastilha bronze que chama a atenção. Com uma vista convidativa do céu da cidade, a varanda gourmet ganhou telas solares para garantir o conforto térmico e ainda assim permitir a contemplação do visual.

Destaque para a iluminação pontual, suave e intimista (Foto: Estúdio Onzeonze)

A iluminação é outro aspecto de extrema importância e que recebeu atenção redobrada das profissionais. “Nós sempre buscamos criar cenários nos nossos projetos”, afirmam. Segundo a dupla, a suavidade e a versatilidade foram quesitos levados em conta. Assim, luzes embutidas no teto e arandelas dispostas pelo apartamento garantiram pontos focais e uma atmosfera mais intimista. “Nós quisemos permitir essa opção aos moradores, de acordo com o momento ou ocasião, poderem escolher entre uma iluminação direta ou indireta”, caracterizam.

O lustre em tom bronze sobre a mesa de jantar dialoga com a paleta de cores geral da casa. E dessa forma, todos os elementos dialogam entre si. Assim como dialogam com a madeira, os revestimentos, móveis e adornos. Podemos dizer que as arquitetas conseguiram criar um lar em que cada pontinho tem uma razão de ser e, indo além, encanta por um motivo particular. Trabalhar com sensibilidade é isso.

As arquitetas Gabriella Saback e Ana Paula Munhoz, profissionais à frente do projeto (Foto: Tobias Top Films)

Saback Munhoz Design de Interiores
E-mail: saback.munhoz@hotmail.com
Telefone: (62) 3225-2565

Ana Paula Munhoz
Telefone: (62) 98582-0404

Gabriella Saback
Telefone: (62) 98622-8851

Parceiros: Ventura Interiores, MAC Móveis, Summerflex, Studio Luz e Paulete Armários

Veja também