NEWS - 04/12/2018

Advogada lança livro sobre direitos LGBTI


(Foto: Cristiano Borges)

A advogada Chyntia Barcellos lança, nesta quinta-feira (6), o livro Fatos, afetos e preconceitos: uma história de todos os dias, que reúne artigos sobre marcos legais da conquista dos direitos LGBTI (Lésbicas, Gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e intersexuais) escritos pela jurista.

Originalmente publicados por veículos de comunicação diversos, entre 2009 e 2018, o conjunto de textos opinativos traça uma linha do tempo que destaca avanços e também retrocessos na conquista de direitos da população LGBTI e na construção da cultura de paz no Brasil.  

O conteúdo do é baseado na atividade de Chyntia Barcellos em diversas instâncias, discutindo questões de gênero e sexualidade à luz do Direito, em todo o Brasil. Na última década, a advogada conta com atuação na Comissão Nacional de Direito Homoafetivo – vinculada ao Instituto Brasileiro de Direito de Famílias (IBDFAM) –, da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB Seção Goiás e do Conselho Estadual LGBTT Goiás.

(Foto: Divulgação)

Lançado pelo selo SemiBreve, com capa assinada pela artista Beatriz Perini, o livro destaca avanços como o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, a alteração de sexo e nome de pessoas travestis e transexuais nos cartórios de registro civil de todo o País, sem necessidade de ação judicial, laudo médico-psicológico ou cirurgia de readequação sexual.

A autora também permeia em sua obra outros temas do direito homoafetivo, tais como a adoção homoparental, a reprodução assistida, duplas maternidade e paternidade, expressões públicas de afeto, cura gay e a despatologização da transexualidade, que continua enquadrada no rol da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Ela também aborda a escola sem homofobia, a criminalização da homofobia, a presença de pessoas LGBTIs nas forças armadas, Estado laico e bancada religiosa.

Anote!
Lançamento do livro Fatos, afetos e preconceitos: uma história de todos os dias, de Chyntia Barcellos
Data: 6 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Livraria Palavrear  - Rua 232, 338, Setor Universitário - Goiânia/GO
Preço de capa: R$ 25,00

Veja também