VIAGEM - 14/01/2019

9 praias brasileiras para curtir o Verão

Ainda não decidiu para onde viajar? Veja algumas dicas do que conhecer no litoral brasileiro!



Victor Lisita

Dias longos e noites curtas, o Verão está entre nós! Com o calor, a busca por ambientes mais frescos e uma programação agradável cresce entre as famílias e grupos de amigos. E caso você ainda não tenha planejado o que fazer, Zelo preparou uma lista com nove praias brasileiras para juntar a galera e ir curtir o melhor que nosso litoral tem a oferecer. Confira!

Nordeste

- Porto de Galinhas (Pernambuco)

Foto: Divulgação

A 60 Km de Recife, Porto de Galinhas é um dos principais cartões postais do estado de Pernambuco. Com 18 Km de litoral, o espaço paradisíaco possui piscinas naturais cristalinas, praias de águas mornas e frutos do mar para todos os turistas. O destino também agrada tanto aqueles que buscam grandes ondas para surfar quanto quem procura águas tranquilas para reservar um tempo de descanso. Em meio as praias, é possível encontrar passeios de jangada, de bugue e também de bicicleta.

- Praia do Francês (Alagoas)

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Cleferson Comarela

Com ótimas ondas para surfistas, a Praia do Francês faz parte do distrito Marechal Deodoro, a 18 Km de Maceió. O local foi o primeiro destino turístico do estado de Alagoas a alcançar projeção nacional, se diferenciando de outros pontos por não ter calçadão ou prédios ao redor. A barreira de recifes formam piscinas naturais, perfeito para receber famílias.

- Praia da Pipa (Rio Grande do Norte)

Foto: Reprodução/Sb Tour

Segundo destino turístico mais visitado no Rio Grande do Norte, Pipa abriga inúmeros locais para se visitar. A boa culinária, os hotéis e a programação noturna atraem pessoas de todo o mundo, que não deixam de conferir as belas praias, como a Praia do Amor, amada pelos surfistas, Praia do Centro e a Baía dos Golfinhos, famosa por seus penhascos, vegetação e os animais que nadam nas águas calmas. O lugar fica a 80 Km de Natal.

Sudeste

- Praia de Lopes Mendes (Rio de Janeiro)

Foto: Reprodução/Veja Rio

São 3 Km de areia fina e amendoeiras. Com águas super cristalinas e deslumbrantes variações de azul e verde, o destino já possuiu o título de praia mais bonita do Brasil que estava fora do Nordeste. Ainda que tenha pouca profundidade, o lugar também é perfeito para os amantes de suf. Para chegar lá, é possível realizar uma trilha de, aproximadamente, 2,5 horas de caminhada a partir da Vila de Abraão, ou via balsa/barco.

- Praia de Maresias (São Paulo)

Foto: Reprodução/Dicas de Viagem/Diego Imai

Com parcelas das áreas de Mata Atlântica invioladas, o destino possui inúmeras opções para turistas, desde se aventurar pela água até experimentar da culinária e também conhecer o entretenimento local. É a praia mais popular do litoral de São Paulo. Perfeita para banhistas e surfistas, a excelente infraestrutura de Maresias se completa com a beleza natural das águas.

- Praia de Itaúnas (Espírito Santo)

Foto: Reprodução/Guia Viajar Melhor

Extenso, o litoral do Espírito Santo atinge mais de 400 Km de extensão. Itaúnas está localizada próxima a divisa com a Bahia, a 270 Km de Vitória e 25 Km de Conceição da Barra. Não é tão fácil chegar a este paraíso, mas para quem curte aventuras este é o destino certo. É preciso enfrentar algumas horas de estrada antes de se maravilhar com a vila. O destaque vai para o festival de forró e a calmaria, tendo uma pequena igreja na praça, pousadas rústicas e uma comida caseira de deixar água na boca.

Sul

- Praia do Rosa (Santa Catarina)

Foto: Reprodução/Hospedaria das Brisas

Para quem busca um local bastante tranquilo e sem grande fluxo de pessoas, este destino é o ideal! Possui apenas 2 Km de extensão, mas não se deixe levar pelo tamanho, visto que a Praia do Rosa agrada aos olhos de todos que a visitam. Com o formato de meia-lua, o lugar possui os famosos “costões”, localizados na lateral da praia e meio a mata nativa. Além disso, ainda há uma lagoa de água salgada nomeada de “do Meio”.

- Praia de Fora (Paraná)

Foto: Divulgação/Paraty Trindade

Localizada entre duas encostas rochosas, a praia está a 25 minutos de caminhada do vilarejo de Nova Brasília. É perfeita para famílias com crianças, visto que piscinas naturais são formadas quando a maré está baixa. A dica é levar alguns alimentos para curtir um dia completo na praia. Além disso, a paisagem natural é digna de papéis de parede e perfeitas para guardar na recordação.

- Praia da Guarita (Rio Grande do Sul)

Foto: Reprodução/Marcos Alexandre/Wikimedia Commons

Considerada um dos cartões-postais da cidade de Torres, a praia conta com espaços para quem curte vôlei e futebol na areia, além de um mar agitado, perfeito para o surf. A areia dourada transforma o local em um recanto para o sossego e tranquilidade. A dica é consultar a previsão meteorológica antes da viagem, visto que o Rio Grande do Sul é um dos Estados com as menores temperaturas do Brasil.

Veja também