Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Viagens foodies ao redor do mundo

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Quer entender bem um país a partir de sua gastronomia? É preciso ser um pouco foodie e ter disposição para experimentar o que há de mais local. Um bom roteiro gastronômico deve misturar as sugestões dos guias convencionais a lugares interessantes, que estão esperando para serem descobertos.
Nesta edição do The Traveller, a Teresa Perez Tours, agência especializada em turismo personalizado, mostra alguns dos principais destinos onde comer e beber são sinônimos de prazer e savoir faire. A publicação desvenda receitas de lugares como: Turquia, França, Emirados Árabes, Itália, Canadá e Brasil, passando também pela alquimia das rotas do whisky, das cervejas gourmet e dos vinhos artesanais. Descubra as surpresas que o mundo reserva aos viajantes foodies:
  • Burrito mexicano
Confort food
Conhecida como a comida nostálgica, nutritiva, tradicional, farta e aconchegante, a confort food está presente em diversos países: desde o arroz com feijão brasileiro, até o espaguete italiano. Turquia, México e Grécia também oferecem delícias para serem comidas com as mãos e os olhos em restaurantes badalados ou pequenas lanchonetes de rua: o kebab turco, o burrito mexicano e o moussaká grego são belos exemplares. Entre as dicas de endereços com a proposta, estão: o karniyarik – berinjela recheada do Muti by Prokopia (Capadócia), os tacos de peixe do Pujol (Cidade do México) e os peixes e frutos do mar mediterrâneos do 1800 Restaurant (Santorini).
  • Prato orgânico
Slow food
Com o objetivo de melhorar a qualidade das receitas, valorizar os produtores locais, trazer mais atenção aos ingredientes e privilegiar as matérias primas orgânicas, a slow food é um movimento que também cresce no mundo, unindo saúde e sabor. No Canadá, o segmento é forte, principalmente em Montreal, com uma infinidade de restaurantes e bistrôs que aderiram à filosofia com muito estilo. O restaurante Food Lab é um exemplo, e traz vinhos orgânicos acompanhados de pratos saudáveis que são constantemente renovados.
  • Bacalhau à Espanhola
Fusion food
Combinando elementos de diferentes tradições culinárias, a fusion food promove o encontro entre culturas em diversos países. Uma das grandes influências é a asiática: presente no Peru, na Argentina, no Brasil e principalmente na Espanha – terra de grandes chefs como Ferran Adrià e os irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, que conseguiram inspirar toda uma geração de cozinheiros, colocando o país na vanguarda da culinária mundial. Quem passa por Barcelona pode conhecer o restaurante fusion da família Roca, o Celler Can Roca (em Girona, 100km de Barcelona), eleito o melhor do mundo em 2013 pela a revista britânica The Restaurant.
Fotos: Reprodução