Enquanto para alguns dormir durante uma viagem de férias é uma perda tempo, um novo conceito vem mudando os hábitos dos viajantes: o turismo do sono.
Não demorou muito para que a hotelaria de luxo vislumbrasse na tendência uma oportunidade de ampliar o menu de experiências exclusivas que coloca à disposição dos hóspedes. Meditação, menu de travesseiros, chás de especiarias, essências naturais e até cobertores oferecidos de acordo com o peso do cliente são alguns dos serviços mais tradicionais, mas há hotéis se superando na busca de soluções para entregar literalmente uma noite de sonhos.
No Brasil, o Botanique Hotel, desde o início deste ano agregou uma slip box à experiência de bem estar dos hóspedes. O kit é composto de um card com posições da yoga, sais de banho, QR code para uma seleção de músicas relaxantes, sachê com chá especial que o próprio hóspede pode preparar em seu quarto, óleo essencial, um docinho diferente a cada dia e máscara de dormir.
O empreendimento oferece ainda atividades como yoga nidra e meditação, tratamentos relaxantes, terapias de bem-estar, conselhos nutricionais e treinamentos de baixa intensidade. A caixa do sono, introduzida por meio de um projeto de design thinking desenvolvido em conjunto com a equipe internacional de bem-estar do hotel faz tanto sucesso que muitos dos hóspedes compram unidades extras para seguir com a experiência em casa.
BA’RA
Não ficando de fora da tendência, o BA´RA possui quartos que se apresentam como “ilhas fluviais”, localizadas em rios que têm como propósito derradeiro desembocar no mar, assim como todos os corredores e áreas comuns. Para proporcionar a melhor experiência de sono aos hóspedes, o hotel conta com um design acústico desenvolvido pelo estúdio Harmonia, responsável por projetos como o Museu do Amanhã, o Hotel Four Season e o Google Brasil.
Ibis Budget Santos Gonzaga
Camas de hotel são, por si só, sinônimo de conforto. Mas, a partir deste mês de agosto quem se hospedar no Ibis Budget do Gonzaga, na cidade de Santos, terá um sono ainda mais relaxante e restaurador. Pois os hóspedes passam a ser recepcionados com uma cortesia de um mês de assinatura do Zen App, maior aplicativo de meditação e bem-estar do Brasil.
“Nossa ideia surgiu porque, atualmente, a saúde mental é um tema de grande relevância para todos e impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Aqui no hotel temos muitos hóspedes de negócios, que estão longe da família e passam o dia trabalhando. Então, o que eles querem é uma boa noite de sono… o que pode ser mais desafiador por conta da exaustão física e mental”, explica a gerente do hotel, Jéssica Yumi Hirata.
Hotel Vila Inglesa
O Hotel Vila Inglesa, em Campos do Jordão (SP) também aposta nos conceitos relacionados à terapia do sono, que colaboram para que as pessoas durmam muito bem e acordem renovadas.
Com camas extremamente confortáveis e ambientes aconchegantes, as acomodações do hotel oferecem bilhetinhos com instruções de meditação e, também, aparelhos de chá. As bebidas são preparadas com ervas colhidas no jardim da propriedade e cuidadosamente desidratadas pelo chef para possibilitar a harmonia de sabores. Há opções como camomila, hortelã, lavanda e erva-cidreira.
O empreendimento ainda sugere uma deliciosa broa artesanal de fubá com erva-doce como acompanhamento. Enquanto o fubá desperta memórias afetivas e de acolhimento, a erva-doce auxilia na digestão e atua como ansiolítico e calmante natural, induzindo o sono.