Dia Mundial do Livro: experiências literárias imperdíveis na Grã-Bretanha

Data simbólica celebra a literatura na data de nascimento e falecimento de William Shakespeare
Dia Mundial do Livro
Foto: VisitBritain

O Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, coincide com a data de nascimento e falecimento de William Shakespeare. Hoje, mais de 400 anos depois do início do legado do escritor e poeta inglês, a Grã-Bretanha oferece uma longa lista de atrações, experiências e passeios para os amantes do mundo da ficção literária, transportando os visitantes diretamente para seus mundos ficcionais favoritos – do encanto dos romances clássicos de Jane Austen às reviravoltas apaixonantes de Bridgerton. 

 

Confira a lista preparada pelo VisitBritain de experiências e atrações imperdíveis para os fãs de literatura, saindo das páginas dos livros e passando por suas versões nas telas e nos palcos:

 

Shakespeare inspira festivais, eventos e produções

No dia 23 de abril também é comemorado o Dia de Shakespeare, autor que mudou a história da literatura mundial. Essa época marca a abertura de temporadas de produções teatrais, eventos e festivais ligados ao escritor. A programação do Shakespeare’s Globe, em Londres, e do Shakespeare Weekend, na cidade natal do bardo, Stratford-upon-Avon, são marcos importante. É possível assistir um espetáculo a céu aberto inesquecível no Open Air Theatre, no Regent’s Park.

Outro destaque são as produções da companhia de teatro shakespeariana Royal Shakespeare Company, que em 2024 contará com peças estreladas por atores famosos também por seu trabalho nas telas: Luke Thompson (Bridgerton) e o anglo-brasileiro Alfred Enoch, conhecido por seus papeis em How To Get Away With Murder, Harry Potter e Medida Provisória.

 

Bath, Bridgerton e marcos históricos

Como se tivesse emergido diretamente das páginas de um clássico romance inglês, Bath proporciona uma visão autêntica da era regencial, graças a sua impressionante arquitetura georgiana, suas mansões e a paisagem rural. Uma das séries de maior sucesso do Netflix e um drama de época encantador, Bridgerton, foi adaptada dos best-sellers de Julia Quinn e tem atraído viajantes para explorar alguns dos marcos mais famosos da Grã-Bretanha na cidade, incluindo o Royal Crescent e o Holburne Museum. A nova temporada da série tem estreia marcada para o dia 16 de maio.

Desde o lançamento da série, muitas experiências temáticas têm surgido nesta cidade que parece saída de uma pintura. Os passeios incluem um tour fotográfico e um tour musical de Bridgerton, conduzido por guias acolhedores e divertidos, além de um roteiro a pé pela Bath regency, que explora locais como a Ponte Pulteney, o Pump Room e a Queen Square. A Brit Movie Tours oferece um passeio de duas horas no universo Bridgerton pelas ruas históricas de Bath, com paradas obrigatórias para fotos ao longo do caminho.

A arquitetura impressionante do Royal Crescent em Bath, no sudoeste da Inglaterra. FotoThe Royal Crescent Hotel and Spa

 

Oxford, Birmingham, Manchester, Wonka e chocolates

Ao explorar a Grã-Bretanha, é possível mergulhar no mundo encantador de Willy Wonka, um personagem excêntrico do romance infantil de Roald Dahl de 1964, Charlie e a Fábrica de Chocolate, e do último filme Wonka. O longa apresenta vários locais britânicos icônicos como cenários deslumbrantes, convidando os visitantes a criarem sua própria jornada durante passeios fascinantes a fábricas de chocolate, workshops e aulas dignas de mestres confeiteiros.

Em Oxford, uma visita ao Hertford College e à icônica Radcliffe Camera, uma biblioteca em funcionamento da Universidade de Oxford, se torna um verdadeiro mergulho no “Wonkaverso”. É possível conhecer ainda mais durante uma das visitas guiadas da bibliloteca. Bem próximos dali, a Catte Street vizinha e o Sheldonian Theatre também são locais da cidade utilizados no filme. Quem estiver pela cidade pode explorar o teatro por conta própria ou participar de uma visita guiada para apreciar as vistas panorâmicas da cidade a partir da cúpula.

Um pouco mais ao norte, em Birmingham – a segunda maior cidade britânica –, está o Cadbury World, berço dos inconfundíveis chocolates de embalagem roxa cintilante. O ano de 2024 marca o 200º aniversário da abertura da primeira loja Cadbury. Uma visita a esse complexo oferece aos participantes a oportunidade de fazer seu próprio chocolate personalizado e aprender sobre a história e o legado da fabricação de chocolate, incluindo exposições interativas e degustações.

Em Manchester, a Chocolate Factory Experience é um paraíso para os amantes do chocolate. É a oportunidade perfeita para explorar uma fábrica de chocolate cheia de surpresas deliciosas, desde degustações até workshops interativos. Esta experiência oferece uma jornada prática através da arte de fazer chocolate, revelando os segredos por trás da elaboração de chocolates gourmet.

Londres e Escócia, Harry Potter e magia

A Grã-Bretanha é rica em locais fascinantes de filmagem de Harry Potter, o que a torna um destino mágico para os fãs ao redor do mundo todo. Algumas das paradas obrigatórias, como a Plataforma 9¾ na estação King’s Cross, a Reptile House no Zoológico de Londres, onde Harry descobre seu dom de conversar com cobras pela primeira vez, ou a Millenium Bridge são experiêcias inesquecíveis para qualquer fã.

Com uma variedade de opções de passeios para adentrar o mundo de Harry Potter, é possível descobrir muitos dos locais reais dos filmes através da Harry Potter London Cab Tour. Os táxis levam os passageiros de um locação a outra, transportando-os para o mundo mágico do bruxinho. Os bastifores da produção dos filmes de Harry Potter ficam por conta da Warner Bros. Studio Tour. Já a Wizards London Bus Tour oferece um passeio mágico, temático e divertido de 3 horas pelos arredores de Londres.

Para uma experiência cinematográfica diferente, uma boa pedida é seguir para o norte até Lochaber, nas Terras Altas da Escócia, e embarcar no Jacobite, uma locomotiva a vapor no estilo de Hogwarts que atravessa o Viaduto Glenfinnan. Este passeio oferece vistas deslumbrantes da montanha mais alta e do rio mais curto da Grã-Bretanha, operando diariamente do final de março até o final de outubro.

Em Edimburgo, a encantadora experiência The Cauldron: Potion Making convida os participantes a encontrarem sua magia interior. Durante a aula há a preparação de poções, misturas e elixires mágicos para criar coquetéis temáticos, cheios de sabores e poderes místicos.

Para completar, uma visita ao Castelo de Alnwick, que serviu de cenário para Hogwarts, proporciona uma imersão na primeira aula de voo em Harry Potter e a Pedra Filosofal com instrutores qualificados.

O monumento Glenfinnan, nas Terras Altas da Escócia. Foto VisitBritainJoe Cornish

 

O National Trust, Orgulho e Preconceito e Jane Austen

Seguindo a popularidade global de Orgulho e Preconceito, todo amante dos livros de Jane Austen aguarda ansiosamente a próxima adaptação de seu romance favorito para ser visto nas telonas. A tão amada versão cinematográfica desse clássico romance inclui vários locais na Grã-Bretanha que são gerenciados pelo National Trust, uma organização de conservação do patrimônio. Entre elas estão o o Lyme Hall em Cheshire, que funcionou como o exterior da propriedade de Pemberley do apaixonante Mr. Darcy, e o Regency Dressing Room.

Para uma visita ainda mais memorável, um passeio pelos bastidores da propriedade revela histórias reais do passado dos moradores. A Abadia de Lacock, em Wiltshire, foi usada para representar parte do interior da propriedade de Pemberley, enquanto a própria vila de Lacock foi usada como cenário para Meryton. O Sudbury Hall em Derbyshire e áreas do Parque Nacional Peak District também serviram de pano de fundo para este conto clássico.

Mais ao sul, em Hampshire, é possível seguir os passos de Jane Austen com uma visita à Jane Austen House, aberta ao público como museu desde 1949 e comemorando seu 75º aniversário este ano – e os 250 anos do nascimento de Jane Austen em 2025. Foi na inspiradora casa de campo de Hampshire que Jane Austen escreveu e publicou todos os seus seis romances mundialmente amados. Uma visita guiada à propriedade é um prato cheio para fãs da autora, especialmente no dia 18 de maio, quando são comemorados os 210 anos de Mansfield Park. No dia 13 de junho acontece o Dress Up Day, evento anual do museu em que os participantes desfilam suas melhor roupas da era regencial.

Londres, Sherlock Holmes e suas aventuras

O legado do lendário personagem de Sir Arthur Conan Doyle fez de Sherlock um ícone cultural na Inglaterra, com vários locais e atrações em todo o país celebrando suas aventuras. Em Londres, você pode se envolver na busca pela cidade conforme ela é retratada nas páginas (ou na tela).

As portas da casa em 221B Baker Street convidam para uma viagem de volta no tempo até o apartamento da era vitoriana do detetive no Museu Sherlock Holmes, que está repleto de recordações e objetos peculiares celebrando seus maiores casos. Para relaxar no final do dia, nada como um tradicional pint de cerveja no acolhedor do pub de estilo vitoriano Sherlock Holmes. No andar de cima fica um charmoso restaurante que traz a recriação completa da sala de estar de Holmes em 221B Baker Street.

Deixe um comentário


Confira também