Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Destinos perfeitos para uma escapada de fim de semana

Viagens curtas são boas opções para matar a saudade de viajar neste momento
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Praia do  tombo – Guarujá – SP-Foto: Rogério Cassimiro – MTur

Para aqueles que amam viajar ou que precisaram adiar as férias, a vontade de embarcar em uma próxima viagem só fez crescer durante os últimos meses. E, aos poucos, retoma-se a confiança em continuar com os planos para uma aventura e desbravar as paisagens estrada afora. E que tal começar por uma escapada de fim de semana pelo território brasileiro?

Praia do Forte do Morro de São Paulo Foto: Márcio Filho – MTUR

Os especialistas acreditam que as viagens pelo Brasil serão uma excelente pedida para o pós-pandemia. Os motivos vão além da economia e instabilidade das moedas estrangeiras: as opções domésticas são vistas também como mais seguras, por haver a possibilidade de se deslocar de carro ou em um voo curto. Além disso, os destinos de natureza ou praia e que contemplam atrações ao ar livre proporcionam ainda mais segurança para colocar os planos em prática. E tudo isso o Brasil tem de sobra!

Praia de Grumichama Angra dos Reis – RJ – Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

De acordo com a agência Abreu, a Bahia já é um dos destinos favoritos do Nordeste para a retomada dos viajantes brasileiros. Sua capital, Salvador, é acessível por um voo curto da maioria das grandes cidades brasileiras, como 2h30 partindo de São Paulo ou 1h45 partindo de Belo Horizonte, por exemplo. Há infinitos atrativos, como o seu Litoral Norte, com excelentes resorts à beira-mar e praias paradisíacas, sem aglomerações, como Guarajuba e Praia do Forte. Grande parte dos hotéis já operam com todos os protocolos necessários para garantir a segurança dos hóspedes.

Praia do Forte Mata de São Joao BA Foto: Gleidson Santos – MTUR

Outra opção para aqueles que consideram tomar um voo de curta distância é a região Sul. Muito versátil, é perfeita para todos os tipos de turistas e conta com destinos de natureza, paisagens magníficas e uma rica oferta em enogastronomia. Para os amantes dos panoramas naturais, Foz do Iguaçu (PR) é um lugar para conhecer em qualquer época do ano, com suas imponentes atrações como as Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Já a Serra Gaúcha (RS) oferece um clima romântico para qualquer escapada. Uma das possibilidades é visitar Bento Gonçalves durante a época das vindimas e degustar os saborosos vinhos que a região produz.

Parque Nacional do Iguacu Cataratas do Iguacu Garganta do DIabo_PR-Foto: – Zig Koch – MTUR

Os viajantes que ainda não se sentem confortáveis para uma viagem de avião podem manter uma distância ainda mais curta e optar por viajar de carro mesmo. Rumo ao litoral ou interior do estado de São Paulo, há excelentes opções de resorts e hotéis completos, com viagens de até três horas a partir da capital, para destinos como Guarujá e Atibaia. Os arredores de Belo Horizonte (MG) possibilitam um leque de cidades repletas de história e gastronomia de dar água na boca, como a charmosa Ouro Preto. O Rio de Janeiro tem um dos litorais mais belos do mundo, com destinos como Búzios e Angra dos Reis para se descobrir durante uma roadtrip.