Cuidados com a pele masculina

Os homens estão cada vez mais vaidosos. E esse cuidado com a pele não se limita a fazer apenas a barba. Alguns já têm em casa uma necessaire de dar inveja a qualquer um, com produtos que vão desde a hidratantes faciais a antirrugas.

O ambiente de trabalho, o estresse diário, a poluição da metrópole, o sol intenso, a poeira, essas e outras situações expõem a pele do rosto a todo tipo de sujeira. Agora imagine um homem que, durante anos, nunca limpou corretamente seu rosto, jamais utilizou hidratante ou protetor solar e sempre achou isso uma frescura. Sabe qual o resultado? Um homem com uma pele envelhecida precocemente! Confira algumas dicas do dermatologista Gabriel Sampaio, consultor da Netfarma sobre cuidados com a pele:

1. Por que devo limpar meu rosto?

Para o homem que nunca cuidou da pele do rosto: comece usando protetor solar todos os dias e higienize corretamente a pele. Primeiro você limpa a pele e depois você passa o protetor. E nada de usar o mesmo sabonete do banho no rosto. Opte por algum sabonete com pH neutro ou algum para o seu tipo de pele. A explicação é simples: o sabonete para o corpo tem uma formulação mais específica que pode agredir a pele do rosto, causando ressecamento ou aumentando a oleosidade da pele. Se você não ficou com preguiça em seguir essa dica, recheie sua necessaire com um tônico para completar a higiene. Opte por um tônico com fórmula em gel, que é absorvido rapidamente.

2. Hidratante não é frescura e sim frescor!

Se limpar a pele ou lavar o rosto com água fria pode dar preguiça em alguns homens, imagine, então, pedir a eles para hidratarem o rosto diariamente? A questão é que isso é bem necessário: a pele masculina costuma ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres e eles tendem a suar mais. Essa combinação de suor, sol e desleixo é propícia para o surgimento de uma pele envelhecida precocemente. Portanto, nada de descuido: hidratação facial e protetor solar não são frescura! Não custa nada levar ambos os produtos na mochila do trabalho. Vale dizer que o uso deles deve seguir a orientação do tipo de pele de cada pessoa.

“Uma orientação mínima que podemos dar para o homem com pouco tempo para cuidar do rosto é investir no protetor solar. Seu uso, de fator pelo menos 30, evita os sinais do envelhecimento precoce e ainda e protege do câncer de pele”, recomenda Gabriel.

3. Fazer a barba diariamente pode causar fissuras

Outra dica importante é para aqueles que costumam fazer ou dar um trato na barba todos os dias, atitude necessária quando o trabalho exige um rosto limpinho. O problema é que isso pode causar fissuras e ferimentos, além de não deixar a pele “respirar” direito. É bom evitar exageros. Esse trato na barba deve ser feito sempre, a princípio, após o banho, que é quando a pele está limpa e com menos risco de desenvolver fissuras e irritações, como um bom pelo encravado. Na hora de tirar ou aparar os pelos, é bom ter à mão um creme de barbear para hidratar a pele e amolecer os pelos utilizando uma loção pós-barba na sequência. Há no mercado loções que acalmam, cicatrizam e protegem a pele.

4. Cuidados gerais para cada tipo de pele

Para o homem com pele normal, usar um sabonete em barra específico para o rosto ou com pH neutro para lavar o rosto e aplicar protetor solar todos os dias já é suficiente para a pele do rosto. Para quem convive com uma pele seca, é indicado usar sabonete específico para esse tipo de pele e usar hidratante para o rosto diariamente, mas sem excesso. Já um homem com pele oleosa pode seguir todas as recomendações acima, utilizando um sabonete que ajuda a controlar a oleosidade. “Oriento a frequência de lavagem 2 vezes ao dia com produtos específicos para rosto. Mas não se deve utilizar os sabonetes e líquidos de limpeza do corpo para o rosto”, explica o dermatologista.

5. Consulte um dermatologista

Outra dica é sempre optar por cosméticos recomendados por dermatologistas que atendam a necessidades específicas da pele de cada homem. Para os homens mais pacientes e que dedicam um tempo do dia para os cuidados com a pele do rosto, vale incluir produtos mais específicos como cremes anti-idade (se for o caso), ácidos rejuvenescedores e até mesmo produtos para a área dos olhos. Mas esses produtos só devem ser utilizados com recomendação expressa de um dermatologista.

Deixe um comentário


Confira também