Conheça ótimas opções para o turismo de aventura no Brasil

Brasil possui cerca de 25 modalidades classificadas como de aventura, número vem crescendo desde 1992
Turismo de Aventura
(Foto: Divulgação)

De acordo com o relatório divulgado pelo Us News & World Report, em 2022, o Brasil foi reconhecido como principal destino de turismo de aventura. O país obteve uma pontuação de 80 pontos, considerando requisitos como clima, cenários e diversão, entre outros aspectos avaliados.  As atividades são diversificadas em níveis de dificuldade, desde moderadas a intensas, permitindo que pessoas com diferentes habilidades participem. O Brasil oferece também cenários deslumbrantes que são verdadeiros convites para aventuras inesquecíveis.

Em uma viagem focada na aventura, você terá a oportunidade de se conectar consigo mesmo,  trabalhar  o corpo e desfrutar de um contato direto com a natureza. Essa forma de turismo também promove benefícios mentais, proporcionando momentos de relaxamento, fugindo da rotina e revitalizando a mente. 

“O Brasil é detentor da maior biodiversidade do planeta, oferecendo cenários únicos que não se encontram em nenhum outro lugar. Por isso, recomendo ao máximo o que os japoneses chamam de “banho de floresta”. Nada se compara a estar imerso em uma natureza extremamente preservada, respirando ar puro e vivenciando experiências que beneficiam o corpo, a mente e a alma”, destaca Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil.

De acordo com uma estimativa do Ministério do Turismo, o Brasil possui  cerca de 25 modalidades classificadas como de aventura. Confira lugares para se ter uma boa aventura:

Lençóis Maranhenses (MA)

Os Lençóis Maranhenses detém o título de maior campo de dunas do Brasil, além de ser um dos locais mais bonitos da Terra, com sua formação que mistura dunas de areia branca e fina com lagoas de água doce. Neste local mágico existe uma aventura totalmente única. Trata-se de uma travessia do parque que passa por cinco comunidades: Atins, Baixa Grande, Queimada dos Britos, Bethânia até chegar em Santo Amaro.

A travessia conta com 40 km, ao total, e é feita em três dias, dividida em trechos de 10 km, 13 km e 17km, em caminhadas de 2 a 4h, sempre pela manhã, quando o calor ainda não está tão intenso. O quarto dia de exercício é feito com caiaque, descendo 15 km pelo Rio Alegre, um rio raso e calmo, que fecha a experiência de maneira leve e inspiradora, As tardes são dedicadas aos almoços e conversas com as comunidades que ficam dentro de oásis, descanso em redes e banhos nas lagoas. Durante a noite, os participantes têm a oportunidade de observar um céu fantástico, com baixíssima interferência de luz, conviver com as famílias locais, ouvindo histórias e aprendendo mais sobre sua cultura tradicional maranhense.

Turismo de Aventura
Lençóis Maranhense (Foto: Divulgação)

Serra do Cipó (MG)

Para além da beleza cênica, a Serra do Cipó, que fica a pouco mais de 1h de Belo Horizonte, possui uma gigante biodiversidade e sítios arqueológicos de valor inestimável. Ainda pouco conhecida frente a outros trekkings brasileiros, a Travessia Alto Palácio x Serra dos Alves surpreende. Em três dias de passeio, os viajantes irão realizar uma caminhada de 43 km por campos rupestres, pequenas porções de mata atlântica, morros, rios e vales.

A travessia corta o Parque Nacional da Serra do Cipó de norte a sul, terminando no simpático povoado de Serra dos Alves. É uma grande aventura para quem quer contato total com a natureza: o acampamento é selvagem, com uma infraestrutura rústica de apoio dos abrigos de madeira, entretanto, com a natureza, observação de estrelas e tranquilidade cinco estrelas.

Serra da Mantiqueira (SP)

A Serra da Mantiqueira, localizada a cerca de 2 horas de São Paulo, pode ser a opção ideal para os finais de semana. Em São Bento do Sapucaí, existem diversas trilhas que permitem com que os aventureiros cheguem a pontos inesquecíveis e apaixonantes.

Pedra do Baú: Nesta opção, a idade mínima recomendada é de 18 anos, e apesar de serem 5 km de percurso, o esforço físico é intenso.

Trilha da Onça: Para realizar essa trilha de 12 km, mas de dificuldade moderada a intensa, a idade mínima permitida é  16 anos. O passeio é pet friendly, indicado para pets ativos.

Em todas as três opções, é indicado levar sanduíches leves, frutas, água (1,5l), mochila pequena, tênis ou botas de montanha, casaco ou corta-vento, câmera fotográfica, protetor solar e repelente.

Rio de Janeiro (RJ)

Mesmo quem já viajou várias vezes para o Rio de Janeiro e acredita conhecer bem a capital costuma se surpreender ao descobrir que existem muitas experiências incríveis além das visitas ao Cristo Redentor e Museu do Amanhã. Há lugares extremamente conservados e pouco explorados para poder vivenciar a gigantesca exuberância da cidade maravilhosa.

Pedra da Gávea: Conhecida como a hiking mais desafiadora do Rio, a Pedra da Gávea é de tirar o fôlego em uma vivência realmente especial. Depois de uma subida desafiadora de 7 km o aventureiro é contemplado com uma das vistas mais impressionantes da sua vida: um 360º da cidade do Rio de Janeiro que faz qualquer pessoa abrir o sorriso e agradecer por estar vivo, é de arrepiar.

Pico da Tijuca: Com 8 km de trilha, o Pico da Tijuca possui esforço físico moderado, e pode ser realizado por pessoas de, no mínimo, 14 anos. Durante a trilha, o grupo realiza uma parada na Cachoeira das Almas, para tomar um banho relaxante e finalizar a experiência.

Circuito das Grutas: Durante o percurso, de atividade física moderada, os aventureiros passam pelas grutas de Belmiro, Bernardo de Oliveira e Gruta dos Morcegos, em uma experiência bastante diferente do convencional em uma cidade famosa por suas praias. Ao final do passeio, duas paradas são feitas, nas cascatas Baronesa e Diamantina. É indicado que os viajantes levem lanternas.

Praias Selvagens: apesar do nome, o passeio possui também trilhas, passando pelo mirante da Pedra da Tartaruga, – onde os viajantes terão uma vista panorâmica das Praias Selvagens -, praias do Perigoso e do Meio. A trilha das Praias Selvagens ainda é pouco frequentada, tem uma vista imperdível e as praias mais lindas da cidade. É possível dar um mergulho no mar para recarregar as energias. Nesta expedição, protetor solar e boné são imprescindíveis.

 

Deixe um comentário