Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Começa, em São Paulo, a 45ª Abav Expo Internacional de Turismo

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional

Teve início nesta quarta-feira (27), no Expo Center Norte, em São Paulo, a 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa, mais importante feira do setor no Brasil. Estavam presentes entre as autoridades o ministro do Turismo, Marx Beltrão; o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; o ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão; a presidente da Braztoa, Magda Nassar; o presidente da ABAV, Edmar Bull e o prefeito de São Paulo, João Dória.  Este ano, a feira contou com 23 mil inscritos, entre profissionais e representantes de entidades do turismo.  

Quem deu início a cerimônia de abertura foi o presidente da entidade organizadora do evento, a Abav Nacional,  Edmar Bull, que  após saudar as autoridades, falou sobre a importância do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento –  tema declarado este ano pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT):  “É fundamental fortalecer o debate sustentável nos negócios do Turismo e, com toda certeza, trazer essa questão para o evento onde está concentrado todo o setor é efetivo”, comenta Edmar Bull.

Magda Massar,  presidente da Braztoa

Em seguida foi a vez da presidente da Braztoa, Magda Nassar, que destacou os investimentos no Turismo no Brasil. “É necessário ter um apoio do governo, com políticas públicas muito mais ativas. O poder público precisa ter um olhar estratégico para o setor, de maneira limpa de corrupção. O atual cenário não é o mais esperançoso, porém estamos trabalhando para que o setor receba os investimentos necessários”, afirma Nassar.  Magda elogiou a postura e o trabalho do presidente da Abav,  Edmar Bull.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, falou sobre o programa Rio de Janeiro a Janeiro – agenda de eventos culturais para o estado do Rio durante o ano de 2018 – como uma das ferramentas de maior poder na recuperação do estado. Segundo o presidente, o Rio receberá mais de 25 milhões de reais em obras de infraestrutura, o que irá impactar em um aumento de 20% no número de turistas recebidos pelo país, além da geração de mais de 170 mil empregos.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, também participou da solenidade e reforçou que, em menos de um ano à frente do ministério, já conseguiu colocar o Turismo na agenda econômica do país. “Lançamos em abril o programa Brasil Mais Turismo, que é um conjunto de ações e iniciativas que alavancam o setor”.

Já Sérgio de Sá Leitão, ministro da Cultura, abordou a criação do grupo de trabalho no governo federal para implantar mais ações estratégicas tanto no Turismo como na Economia Criativa, já que, juntos, possuem representação de mais de 8% do PIB nacional, e fez um pedido: “vocês, participantes da ABAV Expo, se apropriem desses eventos culturais do calendário Rio de Janeiro a Janeiro para o desenvolvimento do Turismo. Vocês possuem essa forte ferramenta nas mãos”.

João Dória, prefeito de São Paulo

Por fim, o prefeito de São Paulo, João Dória, fez uma retrospectiva de sua jornada no Turismo, desde secretário à presidência da Embratur. Falou, em primeira mão, sobre o programa São Paulo mais Rio, anunciando que a agenda Rio de Janeiro a Janeiro ocorrerá de forma compartilhada com São Paulo. “Será um trabalho em duas mãos, com eventos e atividades compartilhadas nas duas cidades”, afirmou.