Apesar do fechamento temporário do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros devido a incêndios, os demais atrativos da região seguem abertos ao público. A Goiás Turismo garante que as outras atrações turísticas estão operando normalmente e são seguras para visitação.
A Agência monitora as condições de segurança para os visitantes e esclarece que a maioria dos atrativos permanece disponível para visitação. Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, não há motivos para cancelamentos de viagens ou pacotes turísticos. “É importante frisar que a Chapada dos Veadeiros continua acessível e segura para os turistas. Vamos garantir que a melhor informação seja divulgada, pois isso impacta diretamente a economia local e os trabalhadores”, afirmou.
Ion David, empresário do setor de receptivo que atua na região há 27 anos, explicou que apesar do fechamento temporário do Parque Nacional, há muitas outras opções na Chapada, como fazendas e propriedades particulares, que continuam recebendo visitantes normalmente. “Cerca de 90% dos atrativos estão abertos para visitação”, complementou.
Entre as atrações em funcionamento estão o Parque Estadual Águas do Paraíso, que abriga as cachoeiras e corredeiras do Rio dos Couros; a Cachoeira Almécegas; o famoso Vale da Lua; e a Cachoeira Santa Bárbara, uma das mais visitadas por turistas.
A Chapada dos Veadeiros é considerada, segundo pesquisas recentes, o destino mais desejado em Goiás, tanto no cenário nacional quanto internacional. A região foi o grande destaque da promoção turística que a Goiás Turismo realizou na Abav Expo 2024, feira organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), no último fim de semana.