<p>Começa amanhã, 22, e estende até o dia 25, a 19ª edição do Festival de Turismo de Gramado. Uma comitiva da Agência Goiana de Turismo (Agetur) e 35 representantes do <span>trade</SPAN> turÃstico de Goiás vão participar do evento. </P>
<p>O festival é um dos mais importantes para a divulgação e comercialização de destinos e produtos turÃsticos brasileiros, porque congrega operadores do Brasil e também dos paÃses integrantes do Mercosul. </P>
<p>A caravana goiana vai apresentar os principais destinos e roteiros turÃsticos de Goiás. A Agetur terá um estande no festival na qual serão distribuÃdos materiais promocionais. Os representantes das operadoras vão divulgar os pacotes turÃsticos formatados e vão participar das rodadas de negócios previstas na programação. Também estarão presentes representantes da rede hoteleira goiana. </P>
<p>O presidente da Agetur, Barbosa Neto, destaca a importância do turismo religioso e do turismo de negócios para Goiás. Ele lembra que a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, atrai cerca de 1 milhão de romeiros por ano. "Precisamos planejar ações para que a peregrinação à BasÃlica do Divino Pai Eterno seja permanente. Por isso propusemos a criação do Caminho do Pai Eterno", comenta. Barbosa também cita a criação do Caminho de Muquém como medida da Agetur para dimanizar o turismo religioso no Estado. </P><span>Com o tema "Unindo povos, gerando negócios", a 19ª edição do Festival de Gramado terá ampla programação que inclui painéis de debates,  workshops e rodadas de negócios. Entre os temas que serão abordados, dois interessam diretamente aos representantes de Goiás: o turismo religioso e o turismo de negócios, dois segmentos fortes no Estado</SPAN>