Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

IMB lança plataforma de mapas interativos de Goiás

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O Estado de Goiás passa a contar com uma nova plataforma de mapas interativos com informações georreferenciadas: o Sieg Mapas. A ferramenta foi desenvolvida pelo pesquisador em geoprocessamento Bernard Silva de Oliveira, da Gerência de Cartografia e Geoprocessamento do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

 

Desenvolvido para o portal Sistema Estadual de Geoinformação, o Sieg Mapas concentra o acervo cartográfico georreferenciado disponível e o torna acessível de forma facilitada em uma plataforma moderna e intuitiva, que permite ao usuário  visualizar e sobrepor dados geográficos de diversos assuntos, realizar buscas por coordenadas geográficas ou por cidades, criar mapas e prepará-los para impressão, realizar a medição de distâncias e o cálculo de áreas, além de possibilitar o download dos dados georreferenciados disponíveis no portal Sieg em formato específico para trabalhar em softwares de geoprocessamento.

A plataforma foi desenvolvida com o intuito de disseminar a informação territorial do Estado, por meio de softwares gratuitos e dentro dos padrões internacionais de interoperabilidade, ou seja, com possibilidade de conexão com plataformas de dados do mundo todo. São baseados na proposta da concessionária internacional de dados geográficos, a OGC (Open Geospatial Consortium). O Sieg Mapas disponibiliza 117 layers (camadas) já existentes no repositório georreferenciado do Portal SIEG.

De acordo com a superintendente do IMB, Lillian Prado, o SIEG Mapas vem para ajudar a cumprir uma das missões do Sistema: disponibilizar as informações geográficas produzidas pelo poder público estadual para toda a sociedade.

O Sieg Mapas pode ser acessado no Portal SIEG (www.sieg.go.gov.br) ou diretamente pelo endereço eletrônico: www.sieg.go.gov.br/siegmapas