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Dia 4X4: Mitsubishi Motors é referência com eventos off-road e veículos que encaram desafios

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São 21 eventos no ano

Com DNA 4×4 como item de série, os veículos Mitsubishi são referência quando o assunto é tecnologia e off-road. Não é a toa que a marca se destaca nas maiores competições e é 12 vezes campeã do Rally Dakar, a maior prova de rali do mundo, além dos quatro títulos no Mundial de Rali de Velocidade (WRC). No Brasil, a Mitsubishi domina o Rally dos Sertões, uma das maiores provas do mundo, e acumula 11 vitórias na geral e outras inúmeras nas categorias.

Um dos destaques da marca é a Tração Super Select II presente no Pajero Full e na L200 Triton Sport. Com quatro modos de operação, é possível optar pelo tipo mais adequado para cada tipo de piso: 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. Ao todo, são até 20 combinações de marcha, o que comprova toda a aptidão off-road dos veículos.

A L200 Triton Sport é a única picape a ter um sistema que permite o uso tanto do 4×2 como do 4×4 no asfalto, gerando economia de combustível e maior aderência quando é necessário. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão o carro é capaz de superar o desafio com facilidade.

Além disso, a L200 Triton Sport tem excelentes números 4×4: 30º de ângulo de entrada, 22º de saída, 26º de rampa, 45º de inclinação lateral, 220mm de altura livre do solo e 600mm para travessia em água. O modelo ainda tem uma função de dissipador de água para trechos alagados: com essa característica, a água não é projetada para o para-brisa, que atrapalha a visão do motorista, mas é lançada para as laterais.

No Mitsubishi ASX, o destaque é a tração Multiselect com Trimode com acionamento eletrônico através de botão. Permite o uso em 4×2, garantindo economia de combustível, 4×4 em pisos mais escorregadios ou sinuosos, com variação na força entre os eixos dianteiro e traseiro através de um pacote de embreagem acionado eletromagneticamente, podendo eventualmente manter a tração apenas no eixo dianteiro em busca de economia de combustível, ou a segurança e aderência maior conforme a necessidade, tudo isso demaneira automática e com gerenciamento eletrônico. Além do 4×4 Lock, que garante que o eixo traseiro estará sempre recebendo força, ideal para chuvas intensas e off-road.

tração Multiselect com Trimode II equipa o Mitsubishi Outlander com acionamento por botão tipo Push/Leave e três modos de operação: Eco, Auto e Lock.

Este sistema está preparado para atender as mais diversas situações. A posição “Eco” permite uma maior economia de combustível, pois mantém o sistema preferencialmente em 4×2. Mas, caso necessário, a tração 4×4 é acionada automaticamente, garantindo mais segurança.

A posição “Auto” é um 4×4 ativo, onde os novos sensores garantem uma melhor distribuição da tração entre os eixos e é voltada para todo tipo de terreno, trazendo mais segurança em uma pilotagem esportiva. A posição “Lock” é a 4×4 em tempo integral, ideal para situações fora de estrada e pisos de baixa aderência.

Além disso, o Outlander é equipado com o que há de mais moderno em tecnologia, segurança e praticidade: ACC (Adaptive Cruise Control), FCM (Foward Collision Mitigation), LDW (Lane Departure Warining), ASC (Active Stability Control), ATC (Active Traction Control) e HSA (Hill Start Assistance).

 

Calendário das competições*:

Mitsubishi Motorsports
2ª etapa – 21 de abril – Ponta Grossa (PR)
3ª etapa – 26 de maio – Gravatá (PE) 
4ª etapa – 04 de agosto – Maceió (AL)
5ª etapa – 18 de agosto – Goiânia (GO) com Rally dos Sertões
6ª etapa – 01 de setembro – Campos do Jordão (SP)
7ª etapa – 06 de outubro – Joinville (SC)
8ª etapa – 27 de outubro – Salvador (BA)
9ª etapa – 24 de novembro – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)

Mitsubishi Outdoor
2ª etapa – 21 de abril – Ponta Grossa (PR)
3ª etapa – 18 de agosto – Goiânia (GO)
4ª etapa – 01 de setembro – Campos do Jordão (SP)
5ª etapa – 06 de outubro – Joinville (SC)
6ª etapa – 24 de novembro – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)

Mitsubishi Cup
2ª etapa – 19 de maio – Magda (SP)
3ª etapa – 09 de junho – Ponta Grossa (PR)
4ª etapa – 22 de setembro – Cordeirópolis (SP)
5ª e 6ª etapas – 20 de outubro – Indaiatuba (SP)
7ª etapa – 24 de novembro – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)

* Datas e locais sujeitos a alterações.