Começa o 15º Fica na Cidade de Goiás

Isabella Perillo, Marconi Perillo e Vicência Bretas, na abertura oficial do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (Foto: Lailson Damasio)
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (FICA 2013) foi aberto hoje pelo governador Marconi Perillo e o secretário da Cultura, Gilvane Felipe, na cidade de Goiás. A solenidade foi realizada na área externa do Palácio Conde dos Arcos, no Centro Histórico do município.
Esta edição contou com 488 filmes inscritos, sendo 250 estrangeiros, oriundos de 13 países. O Festival vai de hoje a domingo, durante o dia todo, com uma vasta programação cultural, destacando a apresentação dos filmes selecionados, debates, oficinas e palestras sobre cinema e preservação do meio ambiente.
Em discurso, o governador Marconi Perillo disse que desde o início se preocupou com a consolidação e com a melhoria do Fica e se reportou aos festivais de cinema ambiental de Cartagena das índias (Colômbia) e de Serra da Estrela (Portugal), observando que o Fica nos remete à criatividade, produzindo conhecimento e troca de experiência. “É motivo de orgulho, pelo que ele proporciona de vazão à criação, às novas tecnologias e à ciência, trazendo para a discussão o atualíssimo e oportuno tema da preservação do meio ambiente, o cinema e suas nuances, assim como as artes e a rica cultura que carregamos, reaprendemos e projetamos”, observou.
Este ano o Fica homenageia a poetisa Cora Coralina, cujo trabalho e vivência se confundem com a cidade de Goiás. A solenidade de abertura contou com a presença da filha de Cora, Vicência Bretas. Além de feira de artesanato, apresentação de filmes, oficinas, palestras, laboratório, fórum e debates sobre cinema e meio ambiente, ele tem uma programação musical diária, com a apresentação de shows com bandas e músicos goianos e nacionais. O encerramento, no domingo à noite, será com um show do músico Paulinho da Viola.
Além da Mostra Competitiva, haverá ainda a ABD Cine Goiás, a Mostra Paralela e o Fica Animado. Paralelamente, se desenvolve o Fica na Comunidade e o Fica Limpo, com ações que visam a conscientização dos participantes pela preservação ambiental durante o festival. Para a Mostra Competitiva foram selecionados 25 filmes, sendo: cinco (longa metragem); cinco (média metragem); 13 (curta metragem), e duas séries de televisão. O Fica 2013 traz como destaques as participações dos diretores Fernando Meireles (Ensaio sobre a cegueira e Cidade de Deus), Kleber Mendonça Filho (O Som ao redor) e Manoel Rangel, presidente da Agência Nacional de Cinema, os jornalistas especializados em meio ambiente Roger Straessle e André Trigueiro e os músicos Sá e Guarabyra.

Deixe um comentário


Confira também