Já estão abertas as inscrições para os cursos que serão oferecidos durante o 11º. Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). O festival acontece no período de 16 a 21 de junho, na Cidade de Goiás, e segundo sua coordenadora, a presidente da Agência Goiana de Cultura (AGEPEL), Linda Monteiro, este ano o FICA avança na formação de profissionais nas áreas de cinema e meio ambiente. Uma das grandes novidades é o reconhecimento pela Universidade Federal de Goiás (UFG) dos certificados de participação tanto dos cursos e oficinas como das mesas de debate. Eles passam a valer como cursos de extensão.
Nesta edição, o FICA vem com uma agenda recheada de temas na ordem do dia, um abrangente fórum de discussões Fórum Ambiental: Globalização e as Crises sem Fronteiras: em busca de novos paradigmas sociais, econômicos e ambientais , e um rol de debatedores e convidados de renome nacional e internacional. Serão oferecidos cursos nas áreas de cinema e meio ambiente, com inscrições e participação sem qualquer custo. Os interessados poderão baixar a ficha de inscrição e ver a relação dos cursos no endereço eletrônico do festival www.fica.art.br .
Cursos e Debates
Na área de cinema, os cursos e debates são coordenados por Lisandro Nogueira, professor de Cinema da UFG. O teórico e crítico de cinema, Ismail Xavier, e a psicanalista Maria Rita Khel, estarão debatendo Corpo, Palavra e Memória do Cinema Brasileiro Contemporâneo. Já a filósofa e professora Olgária Matos, também da USP, fará uma exposição sobre A natureza e o homem: o esgotamento ético e o deslimite da razão.
Os cursos de cinema serão ministrados por profissionais como Ismail Xavier, que além de teórico e crítico é professor da PUC/SP e autor de vários livros sobre cinema; o cineasta Paulo Sacramento (O Prisioneiro da Grade de Ferro);Francisco Elinaldo Teixeira, professor o professor da Universidade de Campinas (UNICAMP) e também teórico de cinema e autor de livros na área; Cláudia Mesquita, documentarista, pesquisadora e professora da Universidade de Santa Catarina; Isabela Boscov, crítica de cinema da revista Veja; e ainda Alessandra Blanco, editora do blog Comidinhas, que vai dar um curso sobre Cinema e Comida .
Laerte Guimarães Ferreira, doutor em sensoriamento remoto e professor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG, coordena o Fórum Ambiental, assim como os cursos na área de meio ambiente. O fórum já tem confirmadas as participações de especialistas como: Eric Davidson, pesquisador da NASA, responsável pelo Experimento de Larga Escala da Biosfera Atmosfera da Amazônia; Eustáquio Reis, economista, pesquisador e diretor do IPEA; Miriam Leitão, colunista do jornal O Globo; Andrea Cattaneo, idealizador do REED Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação- , princípio que será discutido em Copenhague, no acordo pós-Kyoto; Nilson Clementino Ferreira, responsável pelo Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos para o Cerrado; Ricardo Machado, diretor do Programa Cerrado/Pantanal da ONG Conservação Internacional; e Marcos Heil Costa, coordenador do Grupo de Pesquisa em Iteração Atmosfera-Biosfera da Universidade Federal de Viçosa.
Os cursos com temática ambiental oferecidos pelo FICA, abordam questões como recursos hídricos, legislação ambiental, educação ambiental, entre outras. Eles serão ministrados pelos professores Pedro Vieira, da UEG Goiás; Hiroo Saito, do Programa de Pós Graduação em Ecologia da UnB; Cláudia Valéria de Lima, do curso de Ciências Geoambientais da UFG; Luciane Mascarenhas, doutora em Ciências Ambientais; e Ivanilton Oliveira, coordenador do Laboratório de Gestão Territorial da UFG.