Sesc Centro realiza nova edição do Artes no Centro com feira, teatro e música

Evento acontece em 19 de julho e reúne programação gratuita com apresentações artísticas, escambo de livros e exposição de peças de artesãos goianos
Sesc Centro
Vinte e um artesãos de dez cidades goianas participam da Feira de Artesanato e Arte Popular no Sesc Centro, com peças em cerâmica, madeira, macramê, biojoias e outros materiais (Foto: Divulgação)

A próxima edição do evento Artes no Centro acontece no dia 19 de julho, das 9h às 17h, no Sesc Centro, em Goiânia (GO). A programação inclui a Feira de Artesanato e Arte Popular, escambo de livros, música na varanda com o artista Pádua, espetáculo circense com a Cia Devir, do Recife (PE), e apresentações teatrais. O público poderá aproveitar um cardápio gastronômico especial para a data, com café da manhã, almoço e lanche da tarde a preços acessíveis.

Com entrada gratuita, o evento é parte do calendário cultural da cidade e reúne diversas linguagens artísticas, como música, teatro, literatura, gastronomia e artesanato. “A proposta é oferecer um dia inteiro de experiências artísticas”, afirma Marcelo Di Castro, supervisor de cultura do Sesc Centro.

Segundo Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), “o Artes no Centro e a Feira de Artesanato e Arte Popular promovem a divulgação de artistas e artesãos de Goiás e de outros estados. Com a atuação integrada de nossas equipes, o projeto contribui para o fortalecimento do comércio, serviços, turismo e cultura em Goiânia”.

Leopoldo Veiga Jardim, diretor regional do Sesc e Senac Goiás, destaca que o evento estimula a produção artística e valoriza o artesanato local. “Oferecemos uma programação completa, com a possibilidade de conversar com os artistas, adquirir peças e participar da agenda cultural do Sesc Centro”.

Marcelo Di Castro ressalta ainda o caráter acolhedor do evento. “A equipe está comprometida em realizar uma edição que incentive o acesso à arte em um ambiente pensado para a convivência”.

Feira de Artesanato e Arte Popular

Vinte e um artesãos de dez cidades goianas vão expor suas produções na Feira de Artesanato e Arte Popular. O público encontrará peças em diversas técnicas e materiais, como biojoias, cerâmica, crochê, macramê, bordados, fibras vegetais, madeira, papel machê, livros sensoriais, jogos analógicos e bolsas jeans recicladas.

Entre os destaques estão o ceramista Gabriel Machado, de Goianira, e a artesã Sandra Carvalho, de Goiânia, que desenvolve peças em macramê e ministra aulas da técnica. Para ela, o macramê estimula a concentração e o fluxo criativo. “Ao trabalhar com padrões e movimentos repetitivos, o artesão pode alcançar um estado de tranquilidade e liberdade mental”, afirma.

Artesãos participantes

Os artesãos participantes são Filipe Camargo (cerâmica decorativa, Anápolis); Carlos Antônio (escultura em cerâmica), Cleiton (objetos utilitários em madeira), João Sacerdote (escultura em madeira) e Valmir Neves (escultura em cerâmica), todos de Aparecida de Goiânia; Edinar (escultura em papel machê, Cidade Ocidental); Alda Assis (biojoias), Jana (bolsas em crochê), Juliana Jardim (pintura em cerâmica), Kate Flor (livros sensoriais), Miryan Lemos (cerâmica esmaltada), Sandra Carvalho (macramê) e Rita Barbosa (bolsas bordadas em jeans reciclado), de Goiânia; Gabriel Machado (escultura em cerâmica, Goianira); Marcos Lisita (escultura em madeira) e Terra Bordada (bordados em tecido), de Hidrolândia; Hanilson (casas em madeira de demolição, Itapuranga); Neires Aparecida (colares bordados, Morrinhos); Fatinha (arte sacra em fibras vegetais) e Hilda Freire (esculturas em cerâmica), de Olhos D’Água; e Alex Botega (esculturas em cerâmica, Pirenópolis).

Programação artística

O projeto teve início como “Sábado Cultural” e, com o tempo, passou a se chamar “Artes no Centro”, refletindo seu papel como espaço de encontro entre diferentes manifestações artísticas. “O Sesc Centro é um ponto de conexão entre arte e cidade”, diz Marcelo Di Castro.

  • Escambo das Letras (10h às 12h – biblioteca): troca de livros adultos e infantis. A ação busca ampliar o acesso à leitura e estimular o compartilhamento de obras. A troca é feita por meio de cupons.
  • Espetáculo “Elza” (Cia Nú Escuro – Goiânia): teatro lambe-lambe em homenagem à cantora Elza Soares, com sessões às 10h30 e 13h30.
  • Espetáculo “Experimento VI: Isso (não) é um número de circo” (Cia Devir – Recife): apresentações às 11h e 15h. A performance propõe reflexões sobre os limites do circo como linguagem artística, unindo teatro, cultura pop e elementos autobiográficos.
  • Show acústico com Pádua (12h às 14h): cantor e compositor com mais de 40 anos de carreira, Pádua apresenta canções como “Pele” e “Louca Magia”, além de composições recentes. O repertório transita por ritmos da música brasileira.

“O Artes no Centro reafirma o compromisso do Sesc com a democratização da cultura e valoriza o centro da cidade como lugar de encontro e criação artística”, conclui Marcelo Di Castro.

O Sesc é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Sesc Centro
(Foto: Divulgação)

Serviço: Sesc Centro realiza Artes no Centro e Feira de Artesanato e Arte Popular

Quando: 19 de julho de 2025 (sábado), das 9h às 17h
Local: Sesc Centro – Rua 15, esquina com Rua 19, Centro, Goiânia (GO)
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Gratuita

Deixe um comentário