Sebrae Goiás entrega relatório ao prefeito Sandro Mabel com propostas para simplificação de empresas em Goiânia

Documento propõe modernização dos processos municipais e reforça o papel dos pequenos negócios na economia da capital
Sebrae Goiás Sandro Mabel
Prefeito Sandro Mabel recebe relatório técnico do Sebrae Goiás sobre simplificação e desburocratização de empresas em Goiânia (Foto: Alex Malheiros)

Nesta terça-feira (19), o Sebrae Goiás entregou ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o Relatório Técnico sobre a Simplificação do Processo de Abertura, Alteração e Baixa de Empresas. A cerimônia ocorreu na sede da instituição e reuniu secretários municipais, gestores do Sebrae e representantes de órgãos parceiros, como a Junta Comercial de Goiás, o Corpo de Bombeiros Militar, o Conselho Regional de Contabilidade e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

O estudo foi conduzido pelo Sebrae Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência. A consultoria estratégica incluiu diagnóstico, mapeamento e proposição de melhorias nos fluxos administrativos relacionados à formalização empresarial. O trabalho contou com um grupo de representantes do poder público e de consultores técnicos.

Elaborado entre maio e junho, o documento detalha os processos atuais e aponta oportunidades de simplificação, especialmente nos procedimentos de alvarás e licenças. O objetivo é modernizar os serviços municipais ligados à formalização de empresas.

Para o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, a entrega do relatório é uma oportunidade de fortalecer o ambiente de negócios da cidade. “Temos muitos atores empenhados em facilitar a vida dos empreendedores e tornar a gestão pública mais eficiente”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae, Marcelo Lessa, destacou dados que reforçam a relevância do empreendedorismo local. Goiânia figura entre as cinco capitais com menor taxa de desocupação do país e gerou 16.792 novos postos de trabalho em 2025, sendo 61% oriundos de pequenos negócios. Atualmente, a capital soma 295.167 empresas ativas, das quais 93% são de micro e pequeno porte.

Mabel destacou a necessidade de transformar a prefeitura em uma estrutura mais moderna e eficiente. “Nós precisamos modernizar a prefeitura, acabar com excesso de processos e os atrasos. O empresário quer montar um negócio, mas não consegue as licenças e acaba quebrando, isso é muito triste. Por isso, a simplificação é fundamental. A parceria com o Sebrae é muito importante nesse processo. Esse trabalho conjunto é para melhorar a vida do empreendedor e criar condições de sucesso para quem gera emprego e renda em Goiânia”, disse.

O Sebrae reforçou que o relatório é um ponto de partida para transformar a experiência de quem deseja empreender em Goiânia. Segundo Allan Máximo, analista de Políticas Públicas da instituição, o trabalho coletivo já trouxe resultados em ações com o Corpo de Bombeiros, que beneficiaram 200 mil micro e pequenas empresas em Goiás. “ O relatório será continuamente atualizado, em parceria com a prefeitura, para melhorar os fluxos e simplificar cada vez mais a vida do empreendedor”, destacou Máximo.

Sebrae Goiás Sandro Mabel
(Foto: Divulgação/Sebrae)

Deixe um comentário