Xô Dodói, campanha de multivacinação, tem dia D marcado para este sábado (20)

A ação foi apresentada para representantes de entidades representativas municipais

O Governo de Goiás mobiliza os municípios para apoiarem a Campanha de Multivacinação Xô Dodói, lançada na segunda-feira (15), com o dia D marcado para este sábado (20). O objetivo é de estimular a vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e de atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes.

Flúvia Amorim, Haroldo Naves, Sandro Rodrigues e Carlão da Fox (Foto: Irom Braz)

Para engajar os 246 municípios goianos na campanha, o secretário da Saúde, Sandro Rodrigues e a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, receberam, nesta terça-feira (16), os presidentes da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlos Alberto de Andrade, o Carlão da Fox; e da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves.

O secretário apresentou o material publicitário da campanha Xô Dodói aos dois líderes municipalistas, que aplaudiram a iniciativa e se comprometeram em mobilizar prefeitos, secretários municipais de Saúde e Educação. além das primeiras-damas, a envolverem os pais na campanha.

O presidente da AGM, Carlão da Fox, disse que a campanha veio em boa hora para incentivar os municípios. Ele se comprometeu em colher sugestões dos secretários para ampliar o atendimento dos centros de saúde e em suas salas de vacina da Região Metropolitana de Goiânia, onde os pais têm de compatibilizar a vacinação com o horário de trabalho. “Viemos atender o pedido do secretário e vamos trabalhar nisto”, reafirmou Carlão.

Haroldo Naves, da FGM, reforçou a importância de toda a sociedade se unir para promover a vacinação de crianças e de adolescentes. “Já abraçamos essa campanha. É no município que vamos vencer essas doenças”, destacou.

O secretário Sandro Rodrigues agradeceu o empenho dos dois presidentes e alertou para a volta de doenças como a poliomielite e o sarampo. “Vocês são muito importantes nesse esforço coletivo, em que precisamos retomar nossos bons índices de vacinação”, ponderou.

Procedimento

A campanha publicitária tem como estratégia principal a interação com as crianças visando ao esclarecimento sobre a importância da vacinação. Ela tem como carro-chefe o jingle Xô Dodói e kits contendo quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos.

Também foram confeccionados cartazes, banners com orientações sobre a vacinação e material educativo para ser trabalhado com profissionais da rede de educação.

O jingle Xô Dodói já está sendo veiculado em emissoras de rádio e televisão e em redes sociais. Inicialmente, foram produzidos 80 mil kits com os itens interativos. O material, conforme adiantou Sandro Rodrigues, será distribuído às crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e em escolas municipais que ministram as séries da primeira fase do ensino fundamental.

Deixe um comentário