Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Goiás recebe 119.750 novas doses de vacina AstraZeneca

Imunizantes serão utilizados para aplicação de primeira dose, sendo 70% destinados à população geral, por idade, e 30% beneficiarão grupos prioritários
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: André Saddi)

Mais 119.750 doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desembarcaram em Goiás na madrugada desta quinta-feira (10). Essa foi a segunda remessa de imunizantes recebida pelo Governo do Estado nesta semana, já que na terça-feira (08) chegaram outras 79.560 unidades da Pfizer, totalizando 199.310 novos imunobiológicos para o combate da doença nos últimos três dias.

Todas as vacinas da AstraZeneca serão utilizadas para aplicação de primeira dose e avanço da campanha de imunização nos municípios goianos. A nova remessa garantirá que mais cidadãos sejam imunizados e que o Estado avance na cobertura vacinal da população. “A vacinação é a medida mais eficaz e eficiente para nos tirar da condição de pandemia”, reforça o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

Conforme pactuado em reuniões com gestores municipais, estaduais e federais, 70% das doses serão destinadas para a população geral, por idade, conforme a realidade de cada município, e 30% para os grupos prioritários. “Com essa nova leva do PNI [Programa Nacional de Imunizações], a expectativa é a de que o avanço da vacinação seja mais rápido do que se estivesse estratificado por grupos”, pontua Alexandrino.

Após o desembarque no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, as doses seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), onde serão conferidas as quantidades, para a posterior distribuição a todas as 18 Regionais de Saúde do Estado. Depois desta etapa, os imunobiológicos seguem para os 246 municípios goianos para que as prefeituras continuem com a execução da campanha de vacinação.

Balanço

Com esse novo carregamento, Goiás atinge a marca de 3.276.290 de doses já recebidas desde o início da campanha, em janeiro deste ano. São 1.720.850 imunizantes Astrazeneca/Fiocruz, 1.358.880 da Coronavac/Butantan e 196.560 imunobiológicos produzidos pela farmacêutica Pfizer.

Até às 15h de quarta-feira (09), o Estado registrou que 1.610.738 imunizantes foram usados para aplicação da primeira dose. Em relação ao reforço, foram registradas 665.961 pessoas já vacinadas. Essa atualização dos dados nos sistemas oficiais é realizada pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas em seus territórios.