Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Goiânia realiza testagem por antígeno para Covid-19 nesta sexta-feira (19)

Exames serão feitos por agendamento em link disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Saúde. Objetivo é evitar aglomeração
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Reprodução/Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta sexta-feira (19) mais uma testagem de antígeno da Covid-19. Os exames serão feitos por agendamento, através do site da SMS. O objetivo é monitorar as regiões que apresentam maior transmissibilidade do vírus sem, no entanto, promover aglomerações durante a espera. Os testes ocorrerão em seis escolas da capital, somente na modalidade pedestre. O agendamento estará disponível a partir das 12h desta quinta-feira (18).

A estratégia da testagem por agendamento se dá para evitar aglomeração de pessoas durante a espera, especialmente neste momento em que os índices de contaminação seguem altos. Além disso, a população terá “maior comodidade e agilidade no atendimento”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni. Ela frisa a importância da testagem neste momento. “Encontrando aqueles que estão assintomáticos, conseguimos fazer com que se isolem quebrando a cadeia de transmissão”, esclarece.

Quem tiver interesse em realizar o teste deve acessar o link clicando aqui, ou o banner disponibilizado no canto inferior direito do site da SMS. Nos locais indicados, basta informar nome completo, CPF e endereço de e-mail. As guias também informam as escolas onde os testes serão realizados, bem como os horários disponíveis. Importante frisar que a testagem acontece somente na sexta-feira (19).

Os testes de antígeno são realizados em pessoas a partir de 12 anos de idade que não apresentam sintomas. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde. O procedimento é feito através da coleta do material no nariz  por meio de swab, uma espécie de haste flexível. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta.