Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Aparecida de Goiânia atinge 17,3% da população adulta com imunidade completa contra Covid-19

Com a 1ª dose já foi imunizada 42,3% da população
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Claudivino Antunes)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até o último sábado (10) 73.400 pessoas já receberam a imunização completa contra a Covid-19, ou seja, receberam as duas doses do imunizante contra a doença ou tomaram a dose única. Este número, que é a soma de 57.650 com duas doses aplicadas e 15.750 com dose única, corresponde a 17,3% da população adulta da cidade. Já com relação à primeira dose do imunizante, a população vacinada é de 178.797 doses aplicadas, totalizando 42,3% da população com 1ª dose. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Anvisa para ser imunizada contra o novo coronavírus.

Em balanço oficial divulgado do último sábado (10), de 20 de janeiro a 10 de julho deste ano, foram aplicados no município o total de 252.197 doses da vacina contra a Covid-19, sendo primeira, segunda e dose única. Ao todo, segundo informações da SMS, a cidade recebeu 196.746 doses para primeira aplicação, 73.400 para segunda e 15.870 doses como dose única, um total de 286.016 doses recebidas. Atualmente o estoque do município é de 12.582 doses para primeira aplicação, 7.950 para dose reforço e 50 doses como dose única para serem aplicadas em Aparecida.

Em comparação com o índice de vacinação no Brasil, o secretário de Saúde de Aparecida, Aparecida de Goiânia ressalta que a cidade segue a média nacional e que depende do envio de novas remessas de doses para avançar mais na porcentagem de população imunizada. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados neste domingo (11), a população brasileira que tomou as duas doses ou a dose única de vacinas contra a Covid chegou a 14,44%.

Ao todo são 30.573.383 de pessoas vacinadas, sendo 28.108.088 da segunda dose e 2.465.295 da dose única. Os dados mostram que a primeira dose foi aplicada em 83.794.712 pessoas, o que corresponde a 39,57% da população brasileira apta a receber a vacina. Já somando a primeira, a segunda e a dose única, são 114.368.095 doses aplicadas no total desde janeiro deste ano. Os números do consórcio com relação à Goiás mostram que 11,75% da população do estado recebeu a imunização completa, ou seja, 836.045 goianos. Já com relação a 1ª dose, o total de vacinados no estado é de 2.549.267, um total de 35,84%.

Para o prefeito Gustavo Mendanha, os números refletem o esforço de toda a gestão da Prefeitura em proteger a população contra a Covid-19. “À medida que recebemos as doses distribuídas pelo Governo Federal, vamos avançando na faixa etária coberta. Aparecida foi a primeira cidade goiana a iniciar a vacinação de grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de uma só vez e agora estamos imunizando também todas as pessoas com mais de 37 anos. Seguimos em nosso objetivo primordial de conter a pandemia em Aparecida e não medimos esforços para vacinar com a primeira dose 100% da população adulta o quanto antes. Temos centenas de profissionais mobilizados para salvar vidas e cuidar do povo de Aparecida da melhor maneira possível, seguindo também o lema de que dose recebida é dose aplicada”.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, ressalta que em Aparecida, a aplicação da primeira dose da vacina em moradores na faixa-etária acima de 37 anos ocorre em oito postos. Os interessados podem receber o imunizante nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. “Somente no último sábado aplicamos 5.498 doses da vacina nos oito postos de vacinação estruturados na cidade. Das 8h às 17h30 nossos 162 profissionais imunizaram milhares de pessoas com a primeira e segunda dose e assim, vamos avançando a cada dia para proteger nossos moradores e trabalhadores”, comentou ela.

O serviço de vacinação também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta pode ser acessada no site da prefeitura e as vagas são liberadas diariamente por volta das 17h.

Com relação a segunda dose, a aplicação segue normalmente na cidade. Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço, na data prevista no cartão, deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a segunda dose da vacina, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Se a dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.