Porsche inova e apresenta 911 Cup redesenhado para suas séries internacionais

Modelo baseado na geração 992.2 estreia na Supercup em 2026 e no Brasil no ano seguinte

911 Cup

A Porsche apresenta o novo 911 Cup, a mais recente evolução de seu carro de corrida para a Porsche Mobil 1 Supercup e outros campeonatos sancionados pela montadora. O novo modelo tem sua estreia internacional no início da temporada 2026 e previsão de chegada ao Brasil no ano seguinte para disputa da Carrera Cup na Porsche Cup C6 Bank.

O novo carro é baseado na geração 992.2 do 911 e traz aprimoramentos de seus consagrados antecessores. O processo de desenvolvimento foi focado no incremento de performance. O motor boxer aspirado com seis cilindros e 4.0 litros gera 520 HP, um incremento de 10 cavalos.

O novo carro de corrida para a Supercup e as séries monomarca da Porsche ao redor do mundo passa a ser oficialmente chamado de 911 Cup, de modo que a fabricante dos carros esportivos baseada em Stuttgart padroniza a nomenclatura de seus bólidos. A partir desta data (8 de agosto de 2025), apenas os carros destinados a competições multimarca ou eventos específicos levarão o sufixo “GT” combinado com um numeral _como aliás é o caso da mais recente evolução do 911 GT3 R, também apresentado hoje.

O 911 Cup é uma derivação dos consagrados modelos de rua 911 GT e é produzido em paralelo à linha de rua na principal planta da Porsche, em Zuffenhausen (tradicional bairro de Stuttgart, na Alemanha). São carros que nascem com o DNA esportivo para corrida e, consequentemente, se destinam exclusivamente para competição em autódromos ou pistas de rua devidamente homologadas.

Esse modelo se mostrou altamente exitoso, colecionando números relevantes. Desde o fim de 2020, quando foi iniciada a produção da geração atual do 911 Cup, a Porsche Motorsport construiu 1.130 unidades do veículo. Ao todo 5.381 carros foram produzidos para seus campeonatos monomarca, o que consagra o modelo como o carro de competição mais fabricado e comercializado no planeta.

No Brasil eles aceleram desde 2005 e já passaram pela categoria seis gerações distintas ao longo de duas décadas: 996, 997.1, 997.2, 991.1, 991.2 e 992. A Carrera Cup sempre compete com a geração mais recente, com a imediatamente anterior sendo usada na Porsche Cup C6 Bank para a categoria Challenge.

O campeonato brasileiro é uma das maiores séries monomarca da Porsche no mundo, com 510 corridas realizadas em 13 autódromos diferentes. Além dos principais palcos no Brasil, a categoria já promoveu eventos na Espanha, Argentina e em Portugal, onde acontecem as próximas duas etapas no fim deste mês.

Ao longo do processo de desenvolvimento do novo 911 Cup, a Porsche Motorsport, mais uma vez, trabalhou em parceria com a Michelin para criar a próxima geração dos pneus ideais para o bólido.

O modelo novo passou por uma intensa bateria de testes, nos autódromos de Monza, Lausitzring e na pista do centro de desenvolvimento da Porsche, em Weissach. Os ensaios foram conduzidos por três antigos pilotos junior da marca, Bastian Buus, Laurin Heinrich e Klaus Bachler, que foram acompanhados pelo experiente Marco Seefried.

Carroceria: Aerodinâmica aprimorada e mais precisão na pilotagem em curvas de alta
O novo Porsche 911 Cup se destaca visualmente pela dianteira redesenhada, inspirada no 911 GT3 da geração 992.2. O spoiler frontal agora é dividido em três partes, permitindo a substituição apenas do segmento danificado, o que reduz os custos com peças de reposição.

Os para-lamas ganharam dutos de ar integrados, que melhoram o fluxo para o eixo dianteiro e aumentam o downforce. O painel inferior da carroceria também foi otimizado, contribuindo para uma condução mais precisa. Apêndices aerodinâmicos atrás dos arcos das rodas dianteiras complementam esse efeito, tornando o eixo dianteiro mais responsivo, especialmente em altas velocidades.

A traseira foi completamente redesenhada, com visual mais agressivo. A asa traseira tipo “pescoço de ganso” teve seus suportes reprojetados, facilitando ajustes. Já a tampa do motor — assim como portas e demais componentes da carroceria — agora é feita com fibra de carbono reciclada e resina epóxi de base biológica, aproveitando sobras da produção e ajudando a manter os custos de reposição estáveis.

Potência: motor de competição ainda mais próximo da unidade motriz do 911 GT3

Equipado com o consagrado motor boxer 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirado, o novo 911 Cup mantém sua base no motor do 911 GT3, agora com 520 hp. A nova versão traz válvulas de aceleração individuais com fluxo otimizado e eixos de comando com maior tempo de abertura, eliminando a necessidade de válvula central e permitindo o uso de restritores de ar, conforme exigido por alguns regulamentos técnicos.

“Como seus bem-sucedidos antecessores, o novo 911 Cup amplia os limites. Ele combina componentes de série dos nossos GTs esportivos com tecnologia puramente competitiva, criando um conceito coerente e orientado pelo desempenho. Pilotar o 911 Cup sempre foi considerado um desafio e desejamos que permaneça assim pois também serve como plataforma de desenvolvimento dos nossos pilotos Porsche Junior. O sucesso do conceito é evidente, diante de incontáveis vitórias e campeonatos conquistados” Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport

Pensando nas diferentes exigências de ruído em autódromos ao redor do mundo, o modelo oferece três opções de escape. A transmissão foi reforçada, permitindo rotações acima do antigo limite de 6.500 rpm em largadas paradas. Também foram incluídas novas funções, como o religamento automático do motor e ajustes na sinalização das luzes de freio para corridas com largada estática.

Freios: Mais desempenho e vida útil ampliada

O sistema de freios do novo 911 Cup foi aprimorado, com discos frontais maiores (380 mm) e ventilação otimizada, aumentando a eficiência na dissipação de calor e a durabilidade dos componentes. A área de fricção entre discos e pastilhas também cresceu, melhorando a performance de frenagem. O modelo conta com o sistema ABS Bosch M5 Racing, mais preciso graças a um novo sensor de aceleração e software avançado, que também detecta vazamentos. O reservatório de fluido foi ampliado, ideal para provas longas.

O novo 911 Cup se destaca pela minuciosa atenção aos detalhes de seu desenvolvimento. Ele é mais forte, mais rápido e, ao mesmo tempo, mais prático. A durabilidade dos componentes permanece a mesma -e em alguns casos até ampliada- a despeito do avanço no desempenho. Sempre que possível materiais foram substituídos por outros com alta proporção de matérias-primas recicladas. A experiência de operação no cockpit foi otimizada, com uma gama adicional de soluções eletrônicas disponíveis para aplicação nos mais variados contextos de corrida”Matthias Scholz, diretor de GT racing cars

Cockpit: Operações simplificadas nas corridas e eletrônica em prol da praticidade

O novo 911 Cup traz volante redesenhado com comandos mais visíveis e controle giratório para ajustes de ABS e tração. O painel central agora tem oito botões, incluindo acesso a ajustes avançados sem uso de laptop. A segurança foi aprimorada com material absorvente nas portas. Entre os recursos eletrônicos, destaque para o TPMS com leitura de temperatura, GPS mais potente, função “pre-kill” e monitoramento da bateria do sistema de extinção de incêndio.

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