Categories: Colunas-Zelo>Motor

Porsche apresenta 911 Cup redesenhado para suas séries internacionais

A Porsche apresenta o novo 911 Cup, a mais recente evolução de seu carro de corrida para a Porsche Mobil 1 Supercup e outros campeonatos sancionados pela montadora. O novo modelo tem sua estreia internacional no início da temporada 2026 e previsão de chegada ao Brasil no ano seguinte para disputa da Carrera Cup na Porsche Cup C6 Bank.

O novo carro é baseado na geração 992.2 do 911 e traz aprimoramentos de seus consagrados antecessores. O processo de desenvolvimento foi focado no incremento de performance. O motor boxer aspirado com seis cilindros e 4.0 litros gera 520 HP, um incremento de 10 cavalos.

O novo carro de corrida para a Supercup e as séries monomarca da Porsche ao redor do mundo passa a ser oficialmente chamado de 911 Cup, de modo que a fabricante dos carros esportivos baseada em Stuttgart padroniza a nomenclatura de seus bólidos. A partir desta data (8 de agosto de 2025), apenas os carros destinados a competições multimarca ou eventos específicos levarão o sufixo “GT” combinado com um numeral _como aliás é o caso da mais recente evolução do 911 GT3 R, também apresentado hoje.

O 911 Cup é uma derivação dos consagrados modelos de rua 911 GT e é produzido em paralelo à linha de rua na principal planta da Porsche, em Zuffenhausen (tradicional bairro de Stuttgart, na Alemanha). São carros que nascem com o DNA esportivo para corrida e, consequentemente, se destinam exclusivamente para competição em autódromos ou pistas de rua devidamente homologadas.

Esse modelo se mostrou altamente exitoso, colecionando números relevantes. Desde o fim de 2020, quando foi iniciada a produção da geração atual do 911 Cup, a Porsche Motorsport construiu 1.130 unidades do veículo. Ao todo 5.381 carros foram produzidos para seus campeonatos monomarca, o que consagra o modelo como o carro de competição mais fabricado e comercializado no planeta.

No Brasil eles aceleram desde 2005 e já passaram pela categoria seis gerações distintas ao longo de duas décadas: 996, 997.1, 997.2, 991.1, 991.2 e 992. A Carrera Cup sempre compete com a geração mais recente, com a imediatamente anterior sendo usada na Porsche Cup C6 Bank para a categoria Challenge.

O campeonato brasileiro é uma das maiores séries monomarca da Porsche no mundo, com 510 corridas realizadas em 13 autódromos diferentes. Além dos principais palcos no Brasil, a categoria já promoveu eventos na Espanha, Argentina e em Portugal, onde acontecem as próximas duas etapas no fim deste mês.

Ao longo do processo de desenvolvimento do novo 911 Cup, a Porsche Motorsport, mais uma vez, trabalhou em parceria com a Michelin para criar a próxima geração dos pneus ideais para o bólido.

O modelo novo passou por uma intensa bateria de testes, nos autódromos de Monza, Lausitzring e na pista do centro de desenvolvimento da Porsche, em Weissach. Os ensaios foram conduzidos por três antigos pilotos junior da marca, Bastian Buus, Laurin Heinrich e Klaus Bachler, que foram acompanhados pelo experiente Marco Seefried.

Carroceria

O novo Porsche 911 Cup se destaca visualmente pela dianteira redesenhada, inspirada no 911 GT3 da geração 992.2. O spoiler frontal agora é dividido em três partes, permitindo a substituição apenas do segmento danificado, o que reduz os custos com peças de reposição.

Os para-lamas ganharam dutos de ar integrados, que melhoram o fluxo para o eixo dianteiro e aumentam o downforce. O painel inferior da carroceria também foi otimizado, contribuindo para uma condução mais precisa. Apêndices aerodinâmicos atrás dos arcos das rodas dianteiras complementam esse efeito, tornando o eixo dianteiro mais responsivo, especialmente em altas velocidades.

A traseira foi completamente redesenhada, com visual mais agressivo. A asa traseira tipo “pescoço de ganso” teve seus suportes reprojetados, facilitando ajustes. Já a tampa do motor — assim como portas e demais componentes da carroceria — agora é feita com fibra de carbono reciclada e resina epóxi de base biológica, aproveitando sobras da produção e ajudando a manter os custos de reposição estáveis.

Potência

Equipado com o consagrado motor boxer 4.0 de seis cilindros naturalmente aspirado, o novo 911 Cup mantém sua base no motor do 911 GT3, agora com 520 hp. A nova versão traz válvulas de aceleração individuais com fluxo otimizado e eixos de comando com maior tempo de abertura, eliminando a necessidade de válvula central e permitindo o uso de restritores de ar, conforme exigido por alguns regulamentos técnicos.

“Como seus bem-sucedidos antecessores, o novo 911 Cup amplia os limites. Ele combina componentes de série dos nossos GTs esportivos com tecnologia puramente competitiva, criando um conceito coerente e orientado pelo desempenho. Pilotar o 911 Cup sempre foi considerado um desafio e desejamos que permaneça assim pois também serve como plataforma de desenvolvimento dos nossos pilotos Porsche Junior. O sucesso do conceito é evidente, diante de incontáveis vitórias e campeonatos conquistados.”
Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport

Pensando nas diferentes exigências de ruído em autódromos ao redor do mundo, o modelo oferece três opções de escape. A transmissão foi reforçada, permitindo rotações acima do antigo limite de 6.500 rpm em largadas paradas. Também foram incluídas novas funções, como o religamento automático do motor e ajustes na sinalização das luzes de freio para corridas com largada estática.

Freios

O sistema de freios do novo 911 Cup foi aprimorado, com discos frontais maiores (380 mm) e ventilação otimizada, aumentando a eficiência na dissipação de calor e a durabilidade dos componentes. A área de fricção entre discos e pastilhas também cresceu, melhorando a performance de frenagem. O modelo conta com o sistema ABS Bosch M5 Racing, mais preciso graças a um novo sensor de aceleração e software avançado, que também detecta vazamentos. O reservatório de fluido foi ampliado, ideal para provas longas.

O novo 911 Cup se destaca pela minuciosa atenção aos detalhes de seu desenvolvimento. Ele é mais forte, mais rápido e, ao mesmo tempo, mais prático. A durabilidade dos componentes permanece a mesma -e em alguns casos até ampliada- a despeito do avanço no desempenho. Sempre que possível materiais foram substituídos por outros com alta proporção de matérias-primas recicladas. A experiência de operação no cockpit foi otimizada, com uma gama adicional de soluções eletrônicas disponíveis para aplicação nos mais variados contextos de corrida.”
Matthias Scholz, diretor de GT racing cars

Cockpit

O novo 911 Cup traz volante redesenhado com comandos mais visíveis e controle giratório para ajustes de ABS e tração. O painel central agora tem oito botões, incluindo acesso a ajustes avançados sem uso de laptop. A segurança foi aprimorada com material absorvente nas portas. Entre os recursos eletrônicos, destaque para o TPMS com leitura de temperatura, GPS mais potente, função “pre-kill” e monitoramento da bateria do sistema de extinção de incêndio.

Revista Zelo

Share
Published by
Revista Zelo

Recent Posts

Giba ministra palestra em Goiânia sobre superação e trabalho em equipe

Ex-jogador é atração do meeting da FGR Incorporações, que apresenta o lançamento do condomínio Jardins…

21 horas ago

Morre Angela Ro Ro aos 75 anos

Cantora foi referência da música brasileira e voz pioneira na luta LGBTQIA+

1 dia ago

Projeção transforma fachada da Igreja do Rosário durante o Canto da Primavera em Pirenópolis

Espetáculo une tecnologia, cultura popular e memória histórica entre os dias 12 e 14 de…

1 dia ago

Congresso “Autismo Sem Fronteiras” retorna a Goiânia em 2026 com foco em ciência e inclusão

Segunda edição do evento amplia debates ao abordar também comorbidades associadas ao TEA

1 dia ago

Granado abre boutiques temporárias na Itália com pop-ups exclusivas nas lojas Rinascente

Marca brasileira participa da Milano Beauty Week e da Milano Fashion Week com ativações em…

3 dias ago

Museu Antropológico recebe exposição de Haydèe Sampaio sobre mulheres ribeirinhas

Mostra “Florescendo no Meio do Mundo” reúne memórias e narrativas do cotidiano feminino às margens…

3 dias ago