Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Projeto promete deixar o Rio Meia Ponte mais limpo

 Duas ecobarreiras fará contenção do lixo no manancial
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Instalação da Ecobarreira no Rio Meia Ponte 2
Instalação da Ecobarreira no Rio Meia Ponte – (Foto:)

Lançada pelo Sistema OCB/GO com o apoio das cooperativas goianas, a campanha Dia de Cooperar 2022 (Dia C Goiás), instalou a primeira de duas ecobarreiras programadas para o Rio Meia Ponte, que farão a contenção do lixo flutuante jogado no manancial. O objetivo da ação patrocinada pela Unimed Goiânia e pelo Sistema Sicoob é ajudar na limpeza do rio e promover a educação ambiental da população, para que se conscientize da importância de preservar os mananciais.

No Projeto, a primeira ecobarreira foi instalada à altura do bairro Balneário Meia Ponte, na quarta-feira (1º/6). A segunda será montada neste sábado (4/06), às 9 horas, no Vale das Pombas, à altura da Ponte do Jacó. A Comurg é parceira da ação e, a cada 15 dias, fará a coleta do lixo flutuante retirado no rio e o encaminhará para cooperativas de reciclagem cadastradas.

O planejamento Rio Meia Ponte é uma das ações do Dia de Cooperar 2022 (Dia C Goiás), encabeçado pelo Sistema OCB/GO, e neste ano tem o meio ambiente como foco. A campanha reúne cooperativas de todo o Estado, que já realizam, ao longo de todo o ano, iniciativas de responsabilidade socioambiental. Em 2022, elas vão promover ações especiais de recuperação de nascentes, recolhimento e destinação adequada de embalagens de agrotóxicos e plantio de mudas em parques municipais, margens de rios e córregos, para a restauração de áreas onde a cobertura vegetal original está degradada.

Luiz Roberto Botosso Júnior, responsável técnico pela instalação das ecobarreiras, explica que, a partir do momento da montagem, elas já começam a acumular resíduos. “O funcionamento é simples: coloca-se uma linha flutuante no rio, inclinada. Os resíduos encostam na barreira e se acumulam na ponta da cunha, que é o local de coleta do lixo”, detalha. A ecobarreira é instalada no fim do período chuvoso e vai cumprir sua função durante o período de seca.

Presidente do Sistema OCB GO Luis Alberto Pereira na instalacao da ecobarreira – (Foto: Divulgação)

No início da estação das chuvas, em novembro, uma das pontas da ecobarreira será solta, para que fique flutuando e evite que a força da água, troncos e galhos de árvores que descem o rio danifiquem a estrutura.  A barreira é feita com material resistente, cabos de aço, telas, cordas e clipes metálicos.

O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira afirma que a sustentabilidade ambiental é um tema de grande relevância para o cooperativismo. “Com a instalação das ecobarreiras, queremos sinalizar a nossa preocupação de preservar esse rio, suas belezas e a importância econômica que ele tem. É uma ação de conscientização e educação ambiental que conclama todas as pessoas, entidades e empresas a se unirem nesse objetivo. Se cada um fizer a sua parte, preservaremos esse rio para muitas gerações vindouras”, ressalta.

O Projeto Rio Meia Ponte contempla, ainda, uma expedição feita em dois barcos, ao longo do manancial, que vai registrar as belezas do rio para além da capital. A viagem foi iniciada no domingo (29/05), a partir do município de Inhumas, e segue até chegar ao Rio Paranaíba. Servirá para registrar aspectos da fauna e da flora, entre outras características do manancial que tem importância fundamental no abastecimento de água da Grande Goiânia. “Estamos navegando em dois barcos e também temos uma equipe de apoio em terra. A expedição será concluída entre 15 e 18 de junho, ao chegarmos no Rio Paranaíba”, explica Luiz Botosso Júnior.

Em 2 de julho, no Jardim Botânico, para celebrar a ação no Rio Meia Ponte e dezenas de outros projetos feitos pelas cooperativas goianas, uma grande festa de celebração será realizada. O parque receberá melhorias e a construção de um orquidário, como parte da ação do Sistema OCB/GO e das cooperativas Unimed Goiânia e Sistema Sicoob, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

Além disso, mais de 20 cooperativas estarão no Jardim Botânico para oferecer serviços diversos e atividades de lazer para a população. Em seguida a campanha torna-se itinerante no Estado e estará presente nas cinco regiões dos Núcleos Regionais Cooperativos do Sistema OCB/GO, sempre com um evento de celebração e a entrega de uma ação ambiental para as cidades-sedes.

Serviço

Dia C Goiás 2022 – Instalação da 2ª ecobarreira no Rio Meia Ponte

Data: sábado, 4 de junho, a partir das 9 horas

Local: Avenida da Orquídeas, Vale das Pombas (ponte do Jacó), antiga estrada para Bela Vista (o trecho faz parte da divisa Goiânia, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia)

Realização: Sistema OCB/GO

Parceria: Sicoob Goiás Central, Sicoob Uni e Unimed Goiânia

Objetivos da ação: conter e retirar lixo e resíduos flutuantes do Rio Meia Ponte; conscientizar a população sobre a importância econômica e ambiental do rio, que abastece os municípios da Grande Goiânia; alertar sobre a necessidade de preservação dos mananciais