Prefeitura de Goiânia lança o Programa Renda Família

Na manhã desta segunda-feira (22), prefeito Rogério Cruz, lançou o primeiro programa de transferência de renda da capital que visa beneficiar cerca de 24 mil famílias em vulnerabilidade social
“Tenho conhecimento da dificuldade de muitos, mas é com muita alegria que eu assino esse compromisso”, afirmou Rogério Cruz durante solenidade (divulgação/ Prefeitura de Goiânia)

O prefeito Rogério Cruz lançou, na manhã desta segunda-feira (22), no espaço de eventos do Paço Municipal, o primeiro programa de transferência de renda da história da capital. O Renda Família, cujas inscrições serão abertas neta tarde, visa beneficiar mais de 24 mil famílias do município com um valor de R$ 300 durante o período de seis meses. O cadastro pode ser realizado até o dia 31 de março e a previsão é que os primeiros pagamentos sejam realizados já no início do mês. O cartão será entregue no endereço do imóvel e preferencialmente para a mulher indicada no cadastro.

Durante o evento de lançamento, Cruz destacou a imensa alegria com que assinava o documento, que ajudará tantas famílias necessitadas. “Neste tempo tão desafiador em que vivenciamos a maior crise sanitária do século, a pandemia da Covid-19, a administração municipal tem trabalhado para minimizar as consequências negativas dessa crise e dar um suporte às famílias em vulnerabilidade social”, citou afirmando que o foco da gestão é cuidar das pessoas.

O Renda Família é o segundo compromisso de campanha que a atual gestão coloca em prática em um curto espaço de tempo. “Algumas medidas para proteger as famílias mais afetadas pela pandemia provocada pelo coronavírus já foram adotadas, como, por exemplo, o IPTU Social, vigente desde o dia 21 de janeiro, que de imediato beneficiou mais 50 mil famílias, que estão isentas de efetuar o pagamento de IPTU neste ano”, pontuou.

A estimativa da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) é de que aproximadamente 24 mil famílias da capital goiana estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo programa – ter idade superior a 18 anos, residir em imóvel cujo valor venal seja de até R$ 100 mil, que todos os moradores da família estejam sem fonte de renda (emprego formal – CLT, agente público, aposentado/ pensionista, com exceção ao Bolsa Família), que a família tenha um único imóvel e que não possua MEI ativo.

Ao comentar sobre o Renda Família, Rogério Cruz lembrou que esse foi um dos pilares do Plano de Governo apresentado à população de Goiânia na campanha política e que tem muita honra em colocá-lo em execução. “Essa ação é a realização de um sonho projetado por Maguito Vilela para Goiânia e sei o quanto ele queria ver a sua concretização”, disse o prefeito. Ao mencionar seu histórico de trabalho social na África do Sul, Cruz contou que ele e a família testemunharam o sofrimento daquele povo. “Isso aumentou ainda mais a nossa sensibilidade para auxiliar os mais necessitados”, acrescentou.

Rogério Cruz disse que não poderia deixar de agradecer a todos que de alguma forma o auxiliaram para que o programa pudesse se tornar realidade. “Agradeço ao empenho de todos os secretários que entenderam a importância do projeto e contribuíram para esse momento sublime. Agradeço também a todos os parlamentares da Câmara de Vereadores, que foram fundamentais para conseguirmos instituir o programa Renda Família no âmbito da cidade de Goiânia”.

O prefeito afirmou que gostaria de poder ajudar mais pessoas e com maiores valores. “Queria eu ter condições de poder fazer algo mais por todas as pessoas vulneráveis nesse momento. Também gostaria poder disponibilizar um valor mais acessível a todos, mas assim como muitos estão vivenciando esse momento difícil, a Prefeitura de Goiânia também tem as suas limitações”, comentou.

“Tenho conhecimento da dificuldade de muitos, mas é com muita alegria que eu assino esse compromisso”, afirmou. Ele ressaltou que, caso necessário, o Renda Família poderá ser ampliado por mais seis meses, dependendo da amplitude da crise causada pela pandemia da Covid-19 em Goiânia.

O ex-deputado federal e presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela, revelou que fez questão de participar do evento de lançamento do programa Renda Família por saber o quão importante era para o seu pai, Maguito Vilela, ver esse projeto colocado em prática. “Quando estávamos estudando os detalhes do programa, Maguito dizia que essa era a proposta mais importante e impactante do Plano de Governo e a qual tinha o maior carinho”, salientou ao agradecer ao prefeito Rogério. “Esse recurso chegará em um momento extremamente importante às famílias em vulnerabilidade social. Obrigado por colocá-lo em prática o programa que tenho certeza de que meu pai queria muito vê-lo em execução”.

O deputado estadual Jerfeson Rodrigues também parabenizou o prefeito Rogério Cruz pela sensibilidade em entender a importância do programa e por não medir esforços para que se tornasse realidade em um tempo hábil. “Nós não tínhamos dúvidas que você, Rogério, não iria medir esforços em prol do Renda Família. O Mundo está sofrendo com as consequências da Covid-19 e você nos mostra mais uma vez o seu empenho pelos mais necessitados”, falou o deputado, ressaltando o tempo em que o prefeito viveu na África do Sul e ajudou a muitos por lá.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves, que falou no evento em nome de todos os parlamentares, disse que o programa se torna realidade em um momento difícil para muitos. “Rogério, sabemos que os problemas de muitos não serão resolvidos, mas temos a convicção que esse programa vai ajudar e muito”, pontuou o vereador. Ele disse também que a gestão, sob o comando de Rogério Cruz está fazendo um ato de civilidade e espírito público. “Parabéns, prefeito Rogério Cruz, por esse compromisso com o povo de Goiânia e pelo empenho de colocar o Renda Família em prática”, concluiu o vereador Clécio Alves.

Deixe um comentário