Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Governo de Goiás entrega restauração do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia

Localizada no IFG, construção foi feita em julho de 1942 para “Exposição de Goiânia”. Baldy representou governador Ronaldo Caiado no evento
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Na manhã desta segunda-feira (07/12), o secretário de Estado de Cultura, Adriano Baldy, participou da cerimônia de inauguração da reforma do pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia, no Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia. Na ocasião, Baldy representou o governador Ronaldo Caiado e falou sobre a sensibilidade do governo em relação às questões culturais no Estado.

A cerimônia ainda contou com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende; do reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, e da diretora do campus Goiânia do IFG, Maria de Lourdes Magalhães.

O pórtico começou a ser restaurado em agosto deste ano, após investimento do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), no valor de R$ 500 mil. A edificação foi construída em julho de 1942 para a “Exposição de Goiânia” e é uma obra feita no estilo arquitetônico art decó.  Com a restauração, além de ter passado por várias fases de revitalização e cuidados, o pórtico alusivo também ganhou um paisagismo ao seu redor.

Durante a solenidade, Adriano Baldy lembrou que o governador Ronaldo Caiado “é muito sensível às questões culturais” e que mesmo enfrentando uma crise financeira “sempre ajudou o setor cultural”, liberando aportes e incentivos para a área.

O secretário também falou sobre o esforço do governo para realizar o pagamento do saldo remanescente do FAC, deixado pela gestão anterior. “E nós vamos fazer diferente: quando nós abrirmos o Fundo, nós queremos abrir e pagar imediatamente para que obras como essas aconteçam, até mesmo para ajudar na criação de emprego e renda”, destacou.

Ele ainda lembrou sobre os editais abertos em Goiás relativos à Lei Aldir Blanc. As inscrições estarão abertas até às 23h59 desta segunda-feira e podem ser feitas por meio do site Mapa Goiano (mapagoiano.cultura.go.gov.br).

Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) – Governo de Goiás