
A Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) inicia uma nova fase de governança com a aprovação de mudanças em seu Estatuto Social. Com o objetivo de profissionalizar sua gestão, a entidade extinguiu o cargo de presidente do Conselho e criou a função de presidente-executivo, que será ocupada por Edwal Portilho, o Tchequinho. Ele foi eleito por unanimidade para liderar a associação no triênio de abril de 2025 a abril de 2028. A cerimônia de posse será realizada nesta segunda-feira (28), às 19h30, no Espaço WTC.
Com a reestruturação, a Adial mantém os Conselhos Diretivo, Consultivo e Fiscal, cujas atribuições permanecem praticamente as mesmas, com pequenos ajustes. As alterações fazem parte do movimento de adaptação da associação às práticas contemporâneas de governança.
José Garrote, atual presidente do Conselho da Adial e da SSA, ressaltou a relevância dessa transição. “A Adial passa por um processo profundo de reestruturação. A escolha de Tchequinho como presidente-executivo reflete essa evolução e profissionalização. Ele conhece bem a entidade, foi associado, colaborador e agora assume a presidência, com a responsabilidade de fortalecer ainda mais a representatividade do setor industrial e logístico de Goiás”, afirmou.
Com 14 anos de experiência na Adial, Tchequinho compromete-se a dar continuidade à agenda da entidade, mantendo o foco em temas tributários e aprofundando a pauta ESG (ambiental, social e de governança), iniciada na gestão de Garrote e alinhada aos princípios do Pacto Global da ONU. “Assumo a missão de continuar trabalhando em prol da competitividade da indústria goiana e do apoio aos nossos associados, sempre em diálogo constante com os governos estadual e municipal”, declarou.
O ex-presidente da Adial e atual presidente do Grupo Caramuru, Alberto Borges de Souza, enfatizou que as mudanças são essenciais para modernizar a associação. “A profissionalização da gestão, com a nomeação de um presidente-executivo, é um modelo adotado por entidades de referência, tanto no Brasil quanto no exterior. Tchequinho está preparado para liderar a Adial, fortalecendo o setor produtivo e mantendo a entidade alinhada às demandas dos empresários e da sociedade”, afirmou.
Otávio Lage Filho, também ex-presidente da Adial e diretor-presidente da Jalles Machado, destacou o avanço da profissionalização da entidade. “Na nossa gestão, iniciamos esse processo, e agora, com a eleição de Tchequinho, a Adial dará um passo importante em sua evolução. A associação tem papel essencial no desenvolvimento do Estado, auxiliando na instalação de novas indústrias e no fortalecimento da economia goiana, transformando matérias-primas em produtos de maior valor agregado.”
Edwal Portilho
Conhecido como Tchequinho, Edwal Freitas Portilho é um dos nomes de referência no meio empresarial e político de Goiás. Com 14 anos de atuação na Adial, onde iniciou como diretor-executivo, agora assume a presidência da entidade.
Executivo com experiência consolidada no agronegócio, teve trajetória de destaque na Perdigão (atual BRF), onde liderou projetos estratégicos de implantação de frigoríficos e laticínios em diversos estados. Também atuou como secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Verde (GO) e é produtor rural.
É zootecnista, com formação técnica em agropecuária, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e participação em grupos de estudos internacionais nos Estados Unidos.
Tchequinho é membro titular do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e reconhecido pela atuação em favor do desenvolvimento econômico e da aproximação entre o setor público e a iniciativa privada.