O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, recebeu nesta segunda-feira, 26 de maio, do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Leandro Crispim, ofício solicitando a formação da lista sêxtupla para preenchimento de uma vaga de desembargador oriundo da advocacia. A entrega do documento foi realizada na sede da Seccional, em Goiânia.
Rafael Lara destacou a importância do gesto institucional do Tribunal de Justiça e da relação de respeito entre as instituições.
“A cúpula da administração do TJGO veio, de forma respeitosa e simbólica, nos entregar em mãos o ofício de vacância da vaga destinada ao Quinto Constitucional da advocacia. Esse gesto enobrece e muito nos orgulha, pois evidencia o diálogo exemplar e a sabedoria com que o Tribunal e a advocacia têm buscado resolver as questões institucionais em consenso. Temos plena convicção de que seis grandes nomes sairão desta Casa para compor a lista sêxtupla. Nos últimos anos, temos cumprido com excelência a missão de entregar ao Tribunal nomes que efetivamente trabalham de forma excepcional. Aqueles que alcançarem esse crivo estarão, indubitavelmente, à altura de bem representar a advocacia no Tribunal de Justiça”, disse.
Por sua vez, o presidente do TJGO, Leandro Crispim, ressaltou a relevância institucional do momento e a tradição do gesto.
“É uma tradição do Judiciário trazer pessoalmente o ofício comunicando a vacância da vaga. Trata-se de um ofício bastante esperado pela advocacia, e é um prazer muito grande estar aqui, como presidente do Tribunal, para realizar essa entrega”, afirmou.
Presente na ocasião, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, ressaltou o compromisso da advocacia com a seriedade e a responsabilidade na condução das vagas do Quinto Constitucional.
“As vagas do Quinto têm, a cada dia, sido tratadas pela advocacia com a responsabilidade que precisam ser tratadas. Com muito zelo, conduzimos 16 listas nos últimos meses, sempre com o objetivo de prestigiar essas vagas com advogados que tenham pautado sua vida pela efetiva atuação profissional e pela contribuição direta à OAB. Que tenham, sobretudo, plena consciência do que representa essa cadeira”, afirmou.
A vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador do Quinto Constitucional da advocacia, Nicomedes Domingos Borges. Agora, o próximo passo será a divulgação do edital por parte da OAB-GO, com a abertura das inscrições. A previsão é que o edital seja publicado ainda nesta semana.
Pelas regras constitucionais, a OAB-GO escolherá seis membros habilitados para o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional, oriundos da advocacia. Os votos são atribuídos pelo Conselho Pleno da OAB-GO.
A lista com os nomes será encaminhada ao TJGO, que, por sua vez, formará uma lista tríplice e a enviará ao governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). Cabe ao chefe do Executivo a escolha do nome do novo desembargador, a partir da lista tríplice.
Pelo TJGO, estiveram presentes o presidente Leandro Crispim; o vice-presidente Amaral Wilson; o 2º vice-presidente Gerson Cintra; o corregedor-geral Marcos da Costa Ferreira; e os desembargadores Vicente Lopes, Alexandre Kafuri, Juliana Prudente e Anderson Máximo.
Com índices abaixo de 12% no Centro-Oeste e em outros estados, Inmet e governo goiano…
Evento reúne artesanato, gastronomia e apresentações culturais entre 12 e 14 de setembro no centro…
Comitiva liderada pela Fieg e Sebrae-GO visita empresas e instituições em Estocolmo e Copenhague até…
Ex-jogador é atração do meeting da FGR Incorporações, que apresenta o lançamento do condomínio Jardins…
Cantora foi referência da música brasileira e voz pioneira na luta LGBTQIA+
Espetáculo une tecnologia, cultura popular e memória histórica entre os dias 12 e 14 de…