
O maior sino de badalo do mundo, o Vox Patris – a Voz do Pai -, chega a Trindade (GO) no dia 26 de maio. Fabricado na cidade de Cracóvia, na Polônia, o sino será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, que está em construção e tem inauguração oficial prevista para 2026.
Entre os dias 26 e 28 de maio, será realizada uma grande celebração para marcar a chegada da peça. Com 55 toneladas, 4,5 metros de diâmetro, 4 metros de altura e uma batida de 120 decibéis, o som do Vox Patris poderá ser ouvido a mais de 10 quilômetros de distância. Produzido em bronze, com 78% de cobre e 22% de estanho, o sino apresenta gravuras que narram a história da Romaria do Divino Pai Eterno, iniciada em 1840 pelo casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa. A arte foi desenvolvida pelo artista plástico goiano Silvio Morais, que incorporou elementos regionais do Cerrado, como flores de pequi, folhas de ipê e fiéis em carros de boi.
Além do Vox Patris, Trindade também receberá outros dois sinos menores, que irão compor o campanário do novo Santuário. A cidade, reconhecida como a capital da fé em Goiás, fortalece sua posição como um dos principais destinos de peregrinação do Brasil.
Para viabilizar a chegada do sino ao país, a Prefeitura de Trindade articulou, junto aos Governos Estadual e Federal, a desburocratização do processo de importação e transporte. “Estamos vivendo um capítulo marcante na história de Trindade e do nosso país. A chegada do Vox Patris é resultado de um trabalho intenso, que exigiu articulação, persistência e apoio de diversas esferas do poder público”, afirmou o prefeito Marden Júnior.
Segundo o prefeito, o sino também trará impacto econômico e turístico para o município. “Ele representa fé e união, e será capaz de atrair visitantes do mundo inteiro. Esse novo símbolo religioso vai impulsionar nosso turismo, movimentar a economia e gerar oportunidades para a população trindadense.”
O reitor do Santuário, Padre Marco Aurélio, destacou que o Vox Patris é oficialmente o maior sino do mundo em uso litúrgico. “Existem outros sinos maiores na China e na Rússia, mas nenhum deles tem badalo. O Vox Patris tem som, história e alma”, afirmou.