A Unimed Goiânia, cooperativa de trabalho médico, recebeu um selo de sustentabilidade, o Certificado Internacional de Energia Sustentável, I-REC. O certificado foi conquistado a partir do uso de energia renovável. O projeto foi iniciado em 2020 e em três anos já alcançou todas as unidades da Cooperativa. A conquista reforça o compromisso da gestão 2020-2024 da Unimed Goiânia com a redução dos impactos ambientais, o bem-estar social e a adoção de boas práticas de governança.
O I-REC comprova o uso de energia renovável e a busca por medidas que viabilizem a sustentabilidade nas operações, alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance). Para alcançar os padrões da certificação, a Unimed Goiânia firmou parceria com a América Energia, que prestou consultoria durante o processo de transição para o uso de energia limpa.
Atendendo aos requisitos necessários, a cooperativa recebeu o certificado I-REC pela empresa (re) Energisa, do Grupo Energisa. A certificação traz inúmeros benefícios para a cooperativa do ponto de vista operacional, como a redução dos custos com energia elétrica e a melhoria da sustentabilidade financeira. Em relação aos impactos ambientais, o feito contribui com a preservação do meio ambiente e o cumprimento de metas de sustentabilidade.
“O Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da Unimed Goiânia têm entre os seus compromissos públicos, a missão de diminuir o impacto ambiental das suas atividades e utilizar fontes renováveis de energia faz parte desse processo. Receber o I-REC é muito importante para toda a Cooperativa e comprova nossa experiência positiva de diminuir gradativamente o uso de fontes de energia não renovável”, comenta Cesar Vilela Nunes, Diretor Administrativo e Financeiro da Unimed Goiânia.