Toyota SW4 é líder no segmento de utilitários esportivos médios no 1º semestre

O Toyota SW4 fechou o primeiro semestre de 2012 como líder em vendas no segmento de utilitários esportivos médios com 22,4% de participação de mercado. Nos seis primeiros meses foram comercializadas 3.648 unidades, 11% a mais que o mesmo período do ano passado.

  • Toyota SW4 

 

Da mesma família da SW4, a Toyota Hillux manteve a liderança isolada no segmento de picapes médias a diesel com 12.338 unidades vendidas, o que representa um market share de 25,1%.

Novas versões

Recentemente a Toyota apresentou novidades ao mercado brasileiro para a linha Hilux e SW4 com motorização a diesel. Os modelos trazem agora o novo motor D-4D 3.0L 16V com Intercooler, TGV (turbo de geometria variável), common rail e injeção direta, que geram potência máxima de 171 cv a 3.600 rpm e um torque plano máximo de 36,7 kgf.m  entre 1.400 e 3.200 rpm, com a transmissão automática.

O novo propulsor da linha Hilux e SW4 a diesel atende às exigências do Proconve L6 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), criado pelo conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA para veículos leves de até 3,5 toneladas. O programa estabelece níveis de emissões veiculares mais baixos a partir de 2012.

Além disso, o novo motor da Hilux e do SW4 conta com um exclusivo sistema de controle de emissões com funcionamento cíclico fechado que ajusta a injeção de combustível eletronicamente, favorecendo a redução das emissões de poluentes, por meio da queima completa do combustível antes da sua liberação no escapamento. O sistema ajusta automaticamente a quantidade e o momento da injeção do combustível na câmara de combustão.

Cada injetor de combustível é equipado com um sensor que comunica a pressão do combustível injetado para o computador que gerencia o motor.

Nova Transmissão Automática

Além do novo motor, a linha Hilux e SW4 2012 a diesel oferece agora uma nova transmissão automática de cinco velocidades, dotada de Sistema de Inteligência Artificial.  Este mecanismo gerencia o funcionamento da transmissão, selecionando a marcha mais adequada de acordo com o estilo de direção do condutor. A atuação do Sistema de Inteligência Artificial leva em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o veículo está trafegando (subidas, retas ou decidas).

GPS integrado

Para a linha Hilux e SW4 a diesel 2012, um sistema de navegação GPS integrado foi incorporado à central multimídia, que conta com tela de 6,1 polegadas touchscreen e câmera de ré e conexão Bluetooth com microfone localizado no console do teto. Conexões USB e Auxiliar do sistema de som compatível com iPhone  e iPod completam o conjunto.

O sistema multimídia com GPS integrado para navegação também conta com tecnologia complementar 3D Gyro e Speed Pulse que analisa o posicionamento e andamento do veículo através de referenciais inerciais e evita a perda de navegação por eventual sombra no sinal da constelação de satélites ao percorrer o interior de túneis, garagens, encostas de morros, entre outros.

Nova versão para a picape Hilux e para o SW4

  • Hilux 2012 

A novidade da linha Hilux 2012 a diesel é a adição da versão cabine dupla SR 4X4 com transmissão automática, que completa as versões intermediárias, antes oferecidas somente com transmissão manual de cinco velocidades.

Com a introdução da versão diesel SR 4X4 automática, a Nova Hilux 2012 está à disposição em nove configurações com motor a diesel, que atendem às mais diferenciadas necessidades dos consumidores. São elas: Chassi/Cabine 4×4, Standard cabine simples e dupla com tração 4×4, Standard cabine dupla com tração 4×4 e Power Pack (vidros, travas e retrovisores elétricos), SR cabine dupla 4×4, A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual), SRV cabine dupla 4×4 A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual) e SRV TOP 4×4 com transmissão automática.

Completam a linha Hilux, ainda, as novas versões da Hilux 2.7 VVT-i Flex Fuel: SRV 4×4 e SR 4×2 (ambas com transmissão automática).

Outra novidade na linha Hilux é que o motor diesel 2.5L D4D de 102 cv foi descontinuado, o que significa que as versões Standard da Hilux passam a ser

equipadas também com o novo motor diesel 3.0L D4D turbo intercooler de 171 cv.

A linha de utilitários esportivos SW4 também ganha uma nova versão, a SR 4X4 diesel 3.0L D-4D com transmissão automática de 5 velocidades para 5 passageiros.  Com esta novidade, a linha completa fica composta por cinco versões: SR 4X4 diesel 3.0L D-4D para 5 passageiros, SRV 4X4 diesel 3.0L D-4D em configurações para 7 ou 5 passageiros, agora também equipadas com transmissão automática de 5 velocidades, uma versão SRV 4X4 4.0L V6 a gasolina com transmissão automática para 7 passageiros e a recém lançada SR 4X2 2.7L Flex Fuel com transmissão automática para cinco passageiros.

 

Deixe um comentário