- (Foto: Marcus Guilier)
O chef e professor Tony Martins, da República da Saúde e do Ateliê do Grão, apresentou no Fórum de Inovação, Design e Empreendedorismo as suas receitas pessoais para inovar. Ainda nas considerações iniciais, afirmou que qualquer inovação precisa ser voltada para o cliente e que há, sim, um segredo para inovar: pesquisa. Utilizando citações do filósofo francês Gilles Lipovetsky, ele afirma que sua empresa se preocupa com os clientes e utiliza a cultura como ferramenta. Segundo ele, lidar com grupos de referência específicos estimula a busca por novos maneiras de se apresentar.
Atualmente, Tony conta que produz cerca de 400 receitas por mês, empenhado em fazer com que o cliente nunca encontre o mesmo produto em dias diferentes. “Se o cliente não gostou do que eu criei, ele tem outras opções. Isso é essencial”, afirma ele. Sua empresa trabalha com pilares especiais, como a produção de comida saudável, sem servir frituras ou usar óleo nas receitas, além da utilização de ervas e grãos da Provença. O segredo no caso é: quem mastiga pouco não se sente satisfeito e come muito, os grãos exigem muita mastigação, o que gera satisfação e saúde. Tony Martins fechou sua apresentação com o pensamento de que quem não pondera para perceber o que o mercado está dizendo e indicando, não tem força para seguir, menos ainda para inovar.