Suécia caminha para se tornar o 1º país da Europa livre de cigarro

Estratégias inovadoras e políticas abrangentes impulsionam país para o patamar histórico de 5,6% de fumantes
país da Europa livre de cigarro
(Foto: Jon Flobrant/Unsplash )

A Suécia avança em direção a um marco histórico no combate ao tabagismo. Com uma taxa de apenas 5,6% de fumantes em sua população, o país escandinavo está prestes a se tornar o primeiro na Europa a ser considerado “livre do fumo”, de acordo com parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Europeia (UE).

Enquanto a UE almeja atingir a meta de 5% de fumantes até 2040, a Suécia já desponta como um exemplo a ser seguido. A experiência sueca inspira a organização “Quit like Sweden”, que busca disseminar as práticas adotadas pelo país. Recentemente, o grupo sediou um evento em Brasília, visando capacitar líderes ao redor do mundo para implementar políticas semelhantes.

Uma das principais estratégias é a substituição dos cigarros convencionais por alternativas menos prejudiciais, como os vapes e cigarros eletrônicos. Essa abordagem progressiva e abrangente tem sido fundamental para reduzir significativamente o número de fumantes no país.

Enquanto isso, no Brasil, a discussão sobre a proibição dos cigarros eletrônicos pela Anvisa continua. Os resultados de uma consulta pública revelam uma opinião dividida, com 59% dos participantes se posicionando contra a proibição dos vapes. O exemplo da Suécia e os dados da OMS sobre o tabagismo no país podem influenciar o rumo dessa decisão regulatória.

Deixe um comentário