SICOOB Unicentro Brasileira inaugura “Espaço Ser” em Goiânia

Interativo, ambiente foi concebido para prestar homenagem ao cooperativismo
O Espaço Ser fica na sede do SICOOB da Avenida T-8, no Setor Marista (Divulgação)

Para unir legado e inovação, a SICOOB UniCentro Brasileira inaugurou o Espaço Ser, que foi desenvolvido para receber e conectar cooperados e comunidade com o Cooperativismo. O projeto clean e assinado pela arquiteta Júlia Moreira, trouxe modernidade, com telas interativas, e funcionalidade ao ambiente. E por ter uma posição cultural importante, o Instituto Cultural e a Biblioteca José Mário de Freitas foram integrados ao ambiente e passaram a contar com mais de 3 mil livros, e um telão de LED para apresentações e palestras. O conceito foi apresentado pelo Dr. Diogo Mafia, Diretor de Relacionamento e Inovação da SICOOB UniCentro Brasileira e um dos líderes do projeto.

“Esse é um espaço ‘vivo’, em construção, e temos a vantagem dele ser todo digital porque a história continua acontecendo. Sua versatilidade nos permitirá manter a memória do passado, mas agregar novas experiências com exposições sobre o cooperativismo, palestras e, em no futuro próximo, eventos para os jovens estudantes – público ao qual queremos ensinar sobre a importância do cooperativismo, do dinheiro e do reconhecimento do legado e das raízes. Ou seja, conseguimos construir algo que une a cultura e a tecnologia”, afirma o Dr. Raimundo Nonato Leite Pinto, Presidente do SICOOB UniCentro Brasileira.

Dr. Francisco Sales, que foi o primeiro presidente da cooperativa e prestigiou o evento reforçou: “Posso elogiar duas coisas desse projeto. A ideia em si, é justa, interessante e educativa, é uma metodologia e uma didática de ensinar cooperativismo com a história das cooperativas, dos cooperados. Elogiar também quem idealizou o nome do Espaço Ser e este conceito. Porque Ser é essência, do ser ente, traz a essência desde o começo até o agora. O que foi, é e será, tudo está no ser. O túnel é um simbolismo forte, é como nossa vida: passa, vai evoluindo e trazendo novidades. Me orgulho muito de ter participado do início desta cooperativa e fico orgulhoso também de todos os que vieram depois e agregaram, chegando até aqui.”

Instituto Cultural

O Instituto Cultural SICOOB UniCentro Brasileira, presidido pelo Doutor Hélio Moreira, foi criado há 6 anos e recebeu doações de livros da Academia Goiana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Academia Feminina de Letras e Artes, Academia Goianiense de Letras, IGG, e do acervo pessoal do Dr. Ursulino Leão. O Espaço Ser fica na sede do SICOOB da Avenida T-8, segundo piso, no Setor Marista. Após as restrições por causa da pandemia, o espaço será também aberto à comunidade.

Evento contou com a participação de ex presidentes e da atual diretoria do SICOOB Unicentro Brasileira (Divulgação)

Deixe um comentário