Sebrae celebra conquistas das mulheres à frente de pequenos negócios

Evento on-line em alusão ao Dia Internacional da Mulher compartilhou histórias de superação e enfatizou o papel feminino na sociedade

As conquistas das mulheres no mundo do empreendedorismo foram celebradas durante o evento Sebrae Delas 2022, nesta segunda-feira (7). O encontro, transmitido pelo canal do Sebrae no Youtube marca o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher e os resultados positivos do programa Sebrae Delas. Desde 2019,  a iniciativa do Sebrae já beneficiou mais de 50 mil empreendedoras com mais de 37 mil soluções em 18 estados brasileiros, entre cursos, mentorias e workshops direcionados para o público feminino.

Durante o encontro, o Sebrae compartilhou histórias de superação de mulheres empreendedoras de várias partes do Brasil. A programação também contou com a presença de mulheres de destaque como a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil; a diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), Mônica Sousa; a atriz, empresária e empreendedora social, Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si, entre outras.

Na abertura, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressaltou o papel da mulher como mãe, dona de casa e empresária. “É inegável o quanto a mulher se sente feliz em todos os papeis que desempenha. Quando ela traz para os negócios a harmonia e o equilíbrio natural da mulher, a transformação é muito grande”, declarou.

Nova secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques compartilhou as dificuldades que enfrentou como mulher durante a carreira e reforçou o empenho do governo federal para melhorar o ambiente de negócios no país. “Não adianta dar assistência se não der o caminho. Entre as inúmeras iniciativas que estamos promovendo, essa pauta do empreendedorismo feminino vem para o centro da política pública. Essa é uma oportunidade única e a força desse movimento está aqui”, enfatizou.

Histórias de superação

A programação do evento se dividiu em dois painéis, com a participação de convidadas especiais. O primeiro bate-papo começou com uma homenagem à empresária sergipana Rafaela Viana, que participou do Sebrae Delas. Com uma trajetória vitoriosa como ex-servente, ela estudou engenheira civil e comanda a empresa Mulheres de Obra em Aracaju (SE).

Incomodada por ver poucas mulheres no canteiro de obras, Rafaela decidiu abrir uma empresa 100% feminina para atuar no ramo da construção civil, com serviços de manutenção predial em obras de grande e médio porte. “Já abri como microempresa porque meu propósito não era ter apenas uma funcionária, mas ter 30, 40, 50 mulheres. Ver meu empreendimento crescer é uma das maiores realizações da minha vida”, declarou.

Outra convidada do painel, a empresária Luiza Helena Trajano aproveitou o encontro para compartilhar sua história como empreendedora. Bem-humorada, Luiza ela deu dicas como não ter medo do erro, buscar apoio em redes de mulheres e levar a vida com mais leveza. “Empreender é difícil, mas se é a profissão que você escolheu, então se capacite, procure o Sebrae. O importante é fazer acontecer, se errar, redirecione a rota e, se acertar, multiplique. Quanto mais você compartilhar, mais feliz você será”, recomendou.

A diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), Mônica Sousa, parceira do Sebrae no projeto Donas da Rua do Empreendedorismo, também partilhou suas experiências – desde o primeiro trabalho, aos 18 anos como vendedora da lojinha da Turma da Mônica, até chegar ao cargo que ocupa hoje. “Acho muito importante não termos vergonha de sermos mulheres e de ouvir o nosso instinto feminino, que antigamente não era nem falado.”

O segundo painel do dia foi marcado pela presença da cofundadora do Grupo Sabin, Janete Vaz, que orientou como as mulheres podem ter sucesso como donas de negócios. “Primeiro, é ter foco naquilo que você sonha e saber identificar quais são suas prioridades no dia a dia. Também é preciso se comunicar muito bem e fazer o seu networking, sem ter vergonha de pedir ajuda”, aconselhou.

A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB, Ana Cláudia Badra, uma das convidadas, aproveitou a ocasião para apresentar o trabalho desenvolvido no país. “A mulher fortalecida, qualificada e capacitada é capaz de chegar em qualquer lugar e sair de qualquer situação”, pontuou. Durante a pandemia, a CMEC criou um programa de crédito, com diversos parceiros, especialmente para mulheres.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022

O evento contou também com o pré-lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, cuja última edição aconteceu em 2017. O objetivo da iniciativa é estimular o empreendedorismo feminino por meio do exemplo. Na edição de 2022, as participantes podem concorrer em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. A premiação terá etapas estaduais e regionais ao longo de 2022, com a fase nacional prevista para novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

O anúncio da retomada da premiação foi feito pelo diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick. De acordo com ele, inicia-se agora o início de um novo ciclo da pauta do empreendedorismo feminino no Sebrae. “As empresas, no passado, eram voltadas para coisas. Agora são voltadas para pessoas. Isso muda tudo. Com as mulheres no comando é diferente, pois têm mais sensibilidade e senso de continuidade da vida. Isso faz delas especiais em um mundo que está buscando sustentabilidade”, frisou.

As empreendedoras interessadas podem buscar mais informações no endereço eletrônico: www.sebrae.com.br/delas

Deixe um comentário