Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste passarão por onda de frio com mínimas de 10°C

O Norte do país também deve perceber essa mudança no clima, mas de forma menos acentuada
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir do início desta semana, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, assim como o Sul do Brasil, passarão por uma onda de frio em que a temperatura mínima pode chegar a 10°C. O Norte do país também deve perceber essa mudança no clima, mas de forma menos acentuada. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“As temperaturas vão cair, principalmente, no centro-sul do país. No centro-norte ainda vai persistir aquele padrão quente, relativamente seco, como na região Nordeste. Mas, quando olhamos para a parte do centro ao sul, vemos a onda de frio, que pode chegar até o sul do Pará, do Amazonas, pegando Rondônia e Acre. É o que consideramos um fenômeno chamado de friagem, que é justamente o declínio de temperatura nessas regiões”, explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

A previsão é de que haja risco de geada no Sul e Sudeste e de friagem no Centro-Oeste. Há, ainda, uma pequena possibilidade de neve nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo Andrea, as baixas temperaturas devem permanecer até por volta do dia 21 de maio. Segundo a especialista, a alteração é decorrente, entre outros fatores, da impulsão de uma massa de ar frio de origem polar.

“Ao longo da semana, principalmente quarta e quinta e sexta-feira, sentiremos essa onda de frio. Já no sábado, dia 21, a tendência é termos temperaturas mais amenas na parte da manhã. Já na parte da tarde começa um ligeiro aquecimento”, ressalta Andrea Ramos.

Onde o frio será mais intenso?

De acordo o Inmet, as principais capitais da região Sul e algumas do Sudeste e Centro-Oeste terão baixas temperaturas. Entre elas estão Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT).

Também deve fazer frio em Belo Horizonte (MG) e em São Paulo (SP), onde as previsões também apontam para uma temperatura mínima de aproximadamente 10º C. Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), no entanto, devem ter mínimas entre 17º C e 22º C.

Fote: Brasil 61